"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sé Apostólica Vacante e Eleição do Papa - passo a passo (4)


O que acontece quando um nome é eleito como Papa, ou seja, recebeu dois terços dos votos dos Cardeais eleitores presentes?
Entram na Capela Sistina o Secretário do Colégio dos Cardeais (arcebispo dom Lorenzo Baldisseri) e o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias (monsenhor Guido Marini); logo após o primeiro dos Cardeais (Cardeal Giovanni Battista Re) fará a pergunta ao eleito: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” E, se o eleito aceitar, ele perguntará: “Como queres ser chamado?”

Por que existe este costume do cardeal eleito mudar o seu nome?
O Papa João II em 533, que possuía o nome de Mercúrio, fez a primeira mudança de nome de um Papa, uma vez que seu nome era referência ao nome de um deus pagão.
Somente em 1009, com Sérgio IV é que esta mudança de nome foi incorporada como tradição entre os papas.

Pode acontecer do eleito não ser um bispo ainda?
Sim, pode. Neste caso, após a sua aceitação ele é ordenado imediatamente bispo e será, então, bispo de Roma e Cabeça do Colégio Episcopal.

O que faz, então, o novo Papa após escolher seu nome?
Ele recebe as homenagens e o voto de obediência dos demais Cardeais. Todos agradecem a Deus pela eleição e o primeiro dos Cardeais Diáconos irá anunciar ao povo, na praça de São Pedro, o nome do novo Papa.
O Papa surge então no pórtico da Basílica do Vaticano e dá a Benção Apostólica Urbi et Orbi (à cidade [de Roma] e ao mundo).

Quando termina efetivamente o Conclave?
Quando o eleito Papa aceita a sua eleição.

Quem são os cardeais considerados “papáveis”?
Veja na imagem abaixo, de acordo com a tendência que representa.



Crédito da Imagem - Vatican Insider















Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:

RAUTMANN, Robert. Sé Apostólica Vacante e Eleição do Papa - passo a passo (4). Disponível em: http://robertccj.blogspot.com.br/2013/02/se-apostolica-vacante-e-eleicao-do-papa_26.html

Nenhum comentário: