"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

México se prepara para seu 5º Congresso Eucarístico Nacional

Tijuana (Sexta-feira, 11-03-2011, Gaudium Press) A Igreja Católica mexicana realizará de 05 a 09 de outubro deste ano o seu 5º Congresso Eucarístico Nacional, na arquidiocese de Tijuana. Com o intuito de preparar o caminho para este acontecimento, o Comitê Central do Congresso pôs a disposição, esta semana, o site oficial do evento eclesial.
O espaço on-line oferece diversas informações sobre o Congresso, como materiais preparatórios para suas atividades, informações sobre documentos relacionados à Eucaristia, calendário de eventos notificando a respeito de outros congressos eucarísticos, ficha de inscrição, informações sobre possibilidades de alojamentos durante o Congresso, além de outros dados.
"A Eucaristia: Mesa Fraterna para a Reconciliação e a Paz... Dêem a eles de comer"
O 5º Congresso Eucarístico Nacional do México tem como lema "A Eucaristia: Mesa Fraterna para a Reconciliação e a Paz... Dêem a eles de comer" e pretende, entre outras coisas, conforme a Comissão Teológica Diocesana encarregada pelo evento, reconhecer e celebrar o mistério e o dom da Eucaristia; fortalecer a fé e o testemunho da Igreja; e refletir, rezar e encontrar caminhos para uma pastoral evangelizadora e missionária que tenha como fonte e cume a celebração eucarística.
A Comissão Teológica Diocesana afirma ainda em comunicado que o Congresso será uma ocasião privilegiada para a pátria mexicana honrar o dom de Deus e recordar suas raízes cristãs e seu compromisso a favor da nação, "que espera e necessita de uma nova evangelização e de uma profunda renovação de sua Igreja". Segundo a Comissão, o Congresso é o lugar certo para isso, já que a Eucaristia sempre foi a força para o anúncio do Evangelho, mas também para o desenvolvimento da história do México.
No que se refere ao tema do evento, a Comissão recorda que os bispos mexicanos, em sua "Exortação Pastoral sobre a Missão da Igreja na Constituição da Paz", ressaltaram o "dinamismo e o compromisso da reconciliação e da paz que comporta o mistério eucarístico, dizendo: "A Eucaristia, fonte e cume da vida eclesial e projeto de solidariedade para toda a humanidade, atualiza em todos os discípulos missionários de Jesus Cristo a vocação e missão de ser artífices de paz".
"Dessa forma" dizem eles, "quem participa da Eucaristia de maneira ativa, consciente e responsável, aprende dela a ser promotor de comunhão, da paz e da solidariedade em todas as circunstâncias da vida".
Com informações da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM).

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: