"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Arcebispo Tomasi discursa pela segurança alimentar e solidariedade na ONU

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 11-03-2011, Gaudium Press) Cerca de um bilhão de pessoas no mundo inteiro ainda passa fome ou sofre de desnutrição. O alerta é do observador permanente da Santa Sé na ONU, arcebispo Silvano Tomasi, que participou no último dia 8 de março da 16ª Sessão Ordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Em seu discurso, o prelado pediu para que haja comida segura disponível em quantidade suficiente para todos.
O arcebispo enfocou seu discurso no direito humano à alimentação. Ele apresentou em cinco pontos as soluções mais fundamentais que podem ajudar no desenvolvimento de políticas de segurança alimentar. O primeiro aspecto que elencou foi o reconhecimento e o fortalecimento do papel central da agricultura na atividade econômica. "Nós precisamos garantir a segurança da propriedade de terra para fazendeiros, especialmente para aqueles com pequenas propriedades".
Outro importante aspecto destacado é assegurar de forma adequada o fluxo de comida para aqueles que estão em necessidade. "O fluxo estável de produtos alimentares envolve diversas condições: os mercados locais devem ser eficientes, transparentes e abertos; a informação deve ser passada de forma eficiente; investimento em estradas, transporte e armazenamento de colheitas é indispensável".

O observador vaticano também criticou a volatilidade dos preços, o que faz com que os alimentos se tornem inacessíveis para os mais pobres. Uma das possíveis soluções apontadas pelo prelado é a proteção das colheitas locais contra repentinas alterações nos preços internacionais de commodities.
Além disso, arcebispo Tomasi sugeriu a criação de estoques regionais de produtos básicos (cereais, óleo, açúcar), que segundo ele poderia vir a ter um duplo benefício: preço acessível no caso de choque e um papel moderador contra a volatilidade dos preços locais.
Ainda segundo o observador vaticano, deve haver uma especial preocupação internacional com os países africanos, para os quais deve ser estabelecido um mecanismo de fundos para ajudar a superar a lacuna entre preços e solidariedade.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: