"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Presidente daConferência Episcopal Italiana concede palestra na Universidade de Perúgia

Perúgia (Sexta-feira, 11-03-2011, Gaudium Press) "A fé não se refere a um sistema de ideias e não pode ser reduzida a uma forma de gnose: se refere à pessoa de Jesus de Nazaré, o Deus que em Cristo entrou na história humana". Foi o que declarou o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana e arcebispo de Gênova, na palestra que proferiu hoje na Universidade de Perúgia sobre o tema "Ciência e fé, vias para a formação do homem".
Em sua "lectio magistralis" concedida hoje na sala magna da universidade, o purpurado afirmou que a fé é "viver referido a Cristo, é saber que Deus é alguém, é intuir que nós existimos porque Deus vive. É sermos fascinados, arrebatados, possuídos", ao contrário do ateísmo e do agnosticismo.
Sobre a relação entre ciência e fé, o presidente da CEI ponderou que "não é possível separar claramente a reflexão sobre a ciência da discussão sobre a teologia, devido à sua intrínseca relação".
Segundo ele, a Igreja, em seu magistério, "enfrenta a reflexão distinguindo dois âmbitos problemáticos: a relação da ciência com a verdade e a relação entre ciência e fé". O dilema central, explicou, é "se a ciência tem a função e a possibilidade de descobrir a verdade das coisas como são, ou se tem o objetivo puramente prático de assegurar o controle, o funcionamento dos fenômenos conforme uma concepção instrumental da ciência". A Igreja se manifesta "no horizonte de uma visão realística", contrariamente àquela técnica, reservada à ciência.
Como recordou o Cardeal Bagnasco, a missão da Igreja é educar"à verdade, ao gosto da verdade, ao rigor da pesquisa, à gratuidade diante do real", para ajudar os homens a "saber o máximo possível como é a realidade do que somos e do que nos rodeia, para colher a beleza disto e a ordem interna, a inteligência e a luz que nos envolvem, a maravilha do universo que não é o caos, mas racionalidade (...)".
Além disso, o purpurado salientou a importância de ser humildade em um comportamento analítico pela busca da verdade. "Deixar-se julgar pela verdade significa então estar disponível para corrigir ou mudar modos de pensar e de agir que podem ser adquiridos e cuja revisão pode custar trabalho e sacrifício", concluiu o cardeal.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: