"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Irmãs Servas de Maria Imaculada comemoram 100 anos de Brasil


Cidade do Vaticano, 25 jan (RV) - A Província São Miguel Arcanjo, no Brasil, celebra o seu centenário de chegada e missão das Irmãs Servas de Maria Imaculada as quais vieram da Ucrânia, em 11 de abril de 1911.

Segundo as disposições das Superioras Maiores, anteciparam-se os festejos jubilares para os dias 5 - 7 de novembro de 2010, data em que se deu a abertura festiva e jubilosa do Centenário da missão das Irmãs Servas no Brasil com a presença da Ir. Janice Soluk, Superiora Geral de Roma e seu Conselho; as Superioras Provinciais de Ucrânia, Canadá, USA, Polônia, Slováquia, Sérvia e Argentina.

A Congregação toda tomou parte no comum agradecimento a Deus, visto que as Irmãs constituem uma única família espiritual: Irmãs Servas, na qual arde um ideal da própria santificação e a do povo.

A alegria de uma Província – é alegria de todas as irmãs. Jubileu é jubileu, tempo de alegria e ação de graças pelas maravilhas que Deus concedeu à Congregação das Irmãs Servas de Imaculada Virgem Maria nos 100 anos de serviço e missão das Irmãs entre o seu povo.

O resgate do entusiasmo cristão e missionário, responsável pela comemoração dos 100 anos da chegada das Irmãs Servas de Maria Imaculada no Brasil, é pautado na busca do exemplo de força, determinação e amor que fizeram nascer e crescer esta Congregação.

Tudo teve início em maio de 1891, quando padres Basilianos pregavam missões na aldeia de Zhuzhel, distrito de Sokal, na Ucrânia Ocidental. Na ocasião, um grupo de jovens da paróquia dirigiu-se ao padre Jeremias Lomnytsky, OSBM (Ordem de São Basílio Magno), manifestando-lhe o desejo de entrar para a vida religiosa. Elas pensavam em ingressar em um convento, mas não sabiam como.

Já lançado com zelo e ardor em um trabalho de evangelização, o padre sentiu que havia chegado o momento de iniciar a primeira congregação feminina de vida ativa em meio ao povo ucraniano. Para isso, pediu a colaboração do padre Cirilo Seletsky, pároco local, para que obtivesse apoio do clero e povo.

O missionário acolheu os anseios das jovens da aldeia, enchendo-as de esperança. Ele convenceu o padre Cirilo a oferecer o território de sua paróquia como sede e berço de uma nova Congregação que desse continuidade às iniciativas pastorais dos padres missionários.

Padre Jeremias também decidiu procurar a jovem Miguelina Hordashevska, que anteriormente havia lhe falado do seu interesse em fazer parte de uma ordem religiosa. O sacerdote a convidou para ser a cofundadora da nova congregação. Entendendo o alcance do projeto e refletindo sobre as necessidades espirituais de seu povo, ela entregou-se com espírito de doação à grandiosa ação. Foi acolhida pelas Irmãs Felicianas em Jovkva, onde recebeu a primeira formação e fez uma experiência de vida religiosa ativa preparando-se assim para a sua missão. Em 24 de maio de 1892 recebeu o hábito religioso e adotou o nome de Josafata.

Em 27 de agosto de 1892, Festa da Assunção de Nossa Senhora, segundo o calendário juliano, a jovem Irmã Josafata Miguelina Hordashevska e mais sete candidatas, na pequena aldeia de Zhuzhel, deram início à nova Congregação. Ela e suas coirmãs foram acolhidas pela Igreja e por todos os moradores da aldeia como a nova congregação religiosa feminina voltada para o trabalho pastoral. Sob o título de “Servas de Maria Imaculada”, as irmãs iniciavam a vivência de seu carisma nas áreas da educação, assistência aos doentes e zelo pela beleza do templo de Deus.

O estilo de vida e o próprio testemunho das Servas de Maria Imaculada foram um convite para novas vocações. Exemplo disso foi o ingresso, em 1915, das três primeiras jovens brasileiras na Congregação. Rafaela Vanda Rymkiewicz, Serafina Maria Komniska e Ana Arcênia Dacechen tiveram como mestra a irmã Anatólia Bodnar, missionária encarregada de formar as novas gerações no mesmo espírito de seus fundadores. O ideal é que todas seguissem o lema da primeira serva, Irmã Josafata, servindo onde houvesse maior necessidade.

Embora considerado uma graça, o surgimento de novas vocações era também condição primordial para a continuidade das sete missionárias ucranianas no Brasil. Isso porque um documento previa que, dentro de cinco anos, uma casa de noviciado deveria ser fundada. Do contrário, as irmãs deveriam retornar à Europa.

A abertura do noviciado se deparou com uma longa série de dificuldades. O tempo foi passando e na Festa da Ascensão, em 1915, o arcebispo de Curitiba Dom João Braga expediu a permissão para o funcionamento do noviciado. Tinha início, então, a tríade brasileira. (SP)

(Rádio Vaticano)

Parabéns às nossas irmãs do rito oriental e que são nossas vizinhas!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns às Irmãs Servas de Maria Imaculada pela comemoração do centenário da Ordem.
Estudei no Ginasio Imaculada Virgem Maria em Prudentopolis, e tive a honra de ter como Professora a Irmã Rafaela, já com idade bem avançada, mas com a disposição de uma jovem.
Quero aproveitar a oportunidade para, em nome da Ir. Regina Opuskiewicz, homenagear o Corpo Docente da Ordem.
Que Deus continue abençoando essas mulheres que dedicam suas vidas à cuidar do próximo, educando, salvando vidas, mas sobretudo dando exemplo de caridade e amor ao proximo.
Vilson Schuber
Belém - Pará

Anônimo disse...

Convivi como aluno interno em Prudentópolis do ano de 1951 até a1959 quando nos formamos no ginasio, e em todos os anos a irmã Rafaela nos contava histórias, nos defendia sempre dizendo "os meus meninos não fizeram isto, não fizeram aquilo". Ela sempre nos pedia, meninos, antes de dormir, rezem ao menos 3 Ave Marias. E isto sigo ao pé da letra até hoje. Tenho orgulho em ter uma mestra como Irmã Rafaela que me ensinou muito e hoje com meus 66 anos só posso pedir a Deus que mantenha no mais alto lugar do ceu, porque ela merece e já ajudou em muitas ocasiões dificilimas.
Obrigado Irmã Rafaela por ter feito parte da minha vida.
Lauro Schner
41-9969-6568
Curitiba - Paraná