"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diocese de Joaçaba (SC) se reúne para acolher seu novo bispo

foto dom Mário Marquez.jpg
Dom Mário Marquez, na cerimônia de posse
episcopal do último sábado

Joaçaba (Terça-Feira, 22-02-2011, Gaudium Press) No último sábado, dia 19 de fevereiro, a Diocese de Joaçaba, no estado de Santa Catarina, realizou uma grande festa para acolher e prestigiar seu novo bispo diocesano, Dom Mário Marquez. A cerimônia de posse foi marcada pela fé e pela esperança entre os inúmeros fiéis, que vieram de várias partes do estado e mesmo do Brasil para acompanhar a solenidade. A diocese estava sem um bispo titular desde abril de 2010, quando Dom Walmir Alberto Valle renunciou, conforme o cânon 401, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, por motivo de idade avançada.
A celebração solene de posse do novo bispo teve início às 16h e contou com a participação de diversos padres, freis e autoridades religiosas que representaram várias regiões da cidade e do estado. Dom Mário ressaltou, durante a solenidade, que pretende corresponder às necessidades da diocese, que compreende 31 municípios. E, para isso quer contar com o apoio das autoridades religiosas e das próprias comunidades locais. O novo prelado ainda destacou que neste primeiro momento quer se inteirar das necessidades e da situação da região, para depois analisar quais as prioridades e as providências a serem tomadas.
Na ocasião de sua indicação pelo Papa Bento XVI, no dia 22 de dezembro de 2010, Dom Mário afirmara que quando se é divulgada uma nomeação como essa não se tem mais nada a dizer a não ser: "Sim, estou indo, pronto, disposto a cumprir essa nova missão que vem do Vaticano".
Dom Mário Marquez, OFMCap, nasceu em 23 de novembro de 1952 em Luzerna, na Diocese de Joaçaba. Entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e frequentou o segundo grau no Seminário Santa Maria, em Engenheiro Gutierrez, fez os estudos de Filosofia no Convento Capuchinho Bom Jesus, em Ponta Grossa, e estudou Teologia no ITESC - Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis.Histórico de Dom Mário
Emitiu a sua primeira profissão na Ordem Capuchinha em 22 de fevereiro de 1976 e a profissão perpétua em 06 de outubro de 1979. Foi ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1980. Como religioso, pertence à Província Capuchinha do Paraná e Santa Catarina, onde exerceu as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Pedro, em Rancho Alegre e da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Uraí (1980-1982); Capelão Militar da Força Aérea, Capelão da Base Aérea de Curitiba (1983- 1984); Vigário das Paróquias de Nossa Senhora das Mercês e de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (1992-1993); Capelão do II Comando Aéreo Regional de Recife (1994-1996); Pároco da Catedral Rainha da Paz, da Diocese Militar do Brasil, em Brasília (1996-2006).
Em 31 de maio de 2006 foi nomeado bispo titular de Nasai e Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Foi consagrado bispo em 06 de agosto do mesmo ano.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: