"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 15 de março de 2011

CNBB realizará o 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência

cartaz5sempessodeficiencia.jpgSão Paulo (Terça-feira, 15-03-2011, Gaudium PressA Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará de 25 a 27 de março o 5º Seminário Nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência. A reunião acontecerá no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP), com o tema: "A Igreja e a Pessoa com Deficiência" e o lema: "Levanta-te e anda", frase retirada dos Atos dos Apóstolos, cujo intuito é convidar a sociedade a não fazer dos deficientes "coitadinhos", ultrapassando a barreira do preconceito.
Conforme a assessora do Setor Bíblico-Catequético da CNBB, irmã Zélia Maria Batista, um dos objetivos do seminário - que é voltado para catequistas e profissionais que trabalham com pessoas deficientes, como psicólogos, pedagogos e psicopedagogos - é resgatar a reflexão e propostas da Campanha da Fraternidade 2006, que tratou de pessoas com deficiência. "Vamos discutir os avanços da Igreja junto a essas pessoas e em quais pontos falta avançar, pois nós percebemos que existe ainda falta de formação de catequistas para acolher as diversas deficiências", declarou.
Segundo irmã Zélia, o primeiro passo a ser conquistado para evangelizar os deficientes é saber acolhê-lo na comunidade. "As pessoas ainda não sabem o que fazer com a pessoa com deficiência e, às vezes, é preciso atitudes muito simples. O gesto de uma acolhida faz a diferença, mas é preciso, mais do que isso, preparação dos catequistas. É para isso que estamos organizando este Seminário, para que depois ele tenha seus desdobramentos nas comunidades e dioceses do Brasil", afirmou.
Sobre o evento, a religiosa disse ainda que ele terá consequências como a publicação de um DVD, que conterá um roteiro pastoral sobre como trabalhar com pessoas deficientes.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: