"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 15 de março de 2011

Seminário em Curitiba debaterá políticas à população em situação de rua

Curitiba (Terça-Feira, 15-03-2011, Gaudium PressA Ação Social do Paraná (ASP), representante da Cáritas na Arquidiocese de Curitiba, em parceria com mais três instituições paranaenses sem fins lucrativos, integra o grupo de articulação do Movimento pela Inclusão Social do Povo em Situação de Rua. O grupo promoverá amanhã, 16, o 3º Seminário do Povo em Situação de Rua, que aborda a reinserção social desta população. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Cenáculo Arquidiocesano, no Largo da Ordem, na cidade de Curitiba.
Os organizadores do evento destacam que a proposta principal do seminário é reunir profissionais que atuam com o público-alvo - gestores municipais e estaduais, estudantes, profissionais do terceiro setor, e também o próprio povo em situação de rua - para discutir e apresentar exemplos de iniciativas locais, nacionais e internacionais de reinserção da população de rua.
De acordo com a "Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua", realizada em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a capital paranaense é a terceira no país com o maior número de pessoas vivendo nas ruas, calçadas, praças e becos (alguns dos lugares utilizados como moradia). O estudo, realizado em 71 cidades brasileiras, mostrou que existiam na época 2.776 pessoas vivendo em situação de rua em Curitiba. Porém, este número pode ser ainda maior, pois as entidades que atuam junto a este público estimam que atualmente mais de três mil pessoas vivam nas ruas da cidade.
O Movimento pela Inclusão Social do Povo em Situação de Rua salienta que a ausência de políticas públicas que de fato atendam às especificidades de quem vive nessas condições é o principal problema enfrentado por esta parcela da população. Em geral, pessoas nesta situação não têm documentos, dificultando o acesso aos serviços de saúde, a busca por emprego e crédito. Além de muitas delas serem vítimas de violência e preconceito e estarem ainda envolvidas com a dependência química.
Mais informações sobre o Seminário com a Ação Social do Paraná, pelo telefone (41) 3330 6200. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.
Movimento pela Articulação do Povo em Situação de Rua
O Movimento pela Articulação do Povo em Situação de Rua tem suas origens no Plantão Social da Ação Social do Paraná, que ocorria na Praça Tiradentes desde 2005. A partir deste mutirão, algumas ONGs se uniram à Prefeitura de Curitiba para gerir a Casa de Convivência João Dorvalino Borba.
Em 2008, as quatro ONGs que atualmente integram o movimento organizaram o I Seminário Povo em Situação de Rua, com 220 participantes discutindo o papel da sociedade no enfrentamento do problema. Em 2010, o grupo apoiou o Fórum Permanente do Povo de Rua, organizado pelo Movimento Nacional Povo em Situação de Rua (MNPR). A realização deste terceiro seminário, em 2011, acontece com o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade, da Arquidiocese de Curitiba.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: