Dom Luiz Mancilha Vilela foi ordenado bispo em 22 de fevereiro de 1986, após ter-lhe sido designado o comando episcopal de Cachoeiro do Itapemirim (ES). A celebração eucarística da solenidade da Cátedra de São Pedro será presidida na catedral de Vitória pelo cardeal Serafim Fernandes, arcebispo emérito de Belo Horizonte - quem conferiu a ordenação episcopal a Dom Luiz.
Também participarão da missa outros prelados e nomes importantes da Igreja no Brasil, como o presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, e Dom Silvestre Luiz Scandian SVD, arcebispo emérito de Vitória, além dos demais bispos da província eclesiástica da qual Dom Luiz está à frente e numerosos presbíteros dos cleros diocesano e religioso.
Nascido em Pouso Alto (MG), Dom Luiz ingressou na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, na qual foi ordenado presbítero em 1968. Em dezembro de 1985, foi designado bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), recebendo a ordenação episcopal em fevereiro seguinte. Indicado arcebispo coadjutor de Vitória do Espírito Santo em dezembro de 2002, sucedeu a Dom Silvestre Luiz Scandian no comando da Arquidiocese em abril de 2004.
(Gaudium Press)
Nenhum comentário:
Postar um comentário