"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pastorais e Organismos discutem os rumos das Pastorais Sociais no Brasil


reuniao_comissao8
A Reunião dos Coordenadores Nacionais das Pastorais Sociais, Organismos, Setor Mobilidade Humana e Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, pautou, entre outros temas, os rumos das Pastorais Sociais nos próximos anos. O encontro, que aconteceu entre os dias 17 e 18, no Mosteiro de São Bento, em Brasília, discutiu a avaliação do quadriênio (2007-2011) e desafios que permanecem na Comissão; a proposta de criação de um departamento de mobilização de recursos para a sustentabilidade das Pastorais e Organismos e a preparação da 5ª Semana Social Brasileira.
dom_pedro_stringhini_reuniaoO presidente da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz, dom Pedro Luiz Stringhini, fez uma avaliação das posições das Pastorais Sociais nos últimos anos e afirmou que é preciso continuar neste caminho para se discutir e apresentar propostas para questões pertinentes à sociedade brasileira. “Percebemos, nestes últimos anos, que conseguimos manter viva a chama e a força das Pastorais Sociais. Foi possível elaborar muitos subsídios neste tempo e pautar a sociedade para temáticas de interesse da nação; acredito que o caminho é esse e devemos seguir assim para o bem da sociedade como um todo”, apontou o presidente.
Questionado sobre as posições adotadas pelas Pastorais Sociais, ele disse que a mesma deve continuar “a vigilância e a insistência no diálogo com o Governo”. Ele afirmou ainda que sempre devem ser buscados caminhos  para o diálogo e o convencimento, quando necessário”.
dom_demetrio_reuniaoO membro da Comissão e presidente da Cáritas Brasileira, dom Luiz Demétrio Valentini, apontou a Reunião como espaço de diálogo para “formar a identidade própria das pastorais Sociais”. Sobre a temática das mudanças climáticas, discussão central do 2º Simpósio Mudanças Climáticas e Justiça Social, evento que aconteceu no Centro de Formação Vicente Cañas, no Jardim Ingá (GO), entre os dias 14 e 16, dom Demétrio disse que o papel das Pastorais Sociais é valorizar essas discussões “essenciais para a sobrevivência do planeta e de seus habitantes”. Ele sublinhou ainda que a humanidade deve acordar e “assumir o primeiro mandato recebido de Deus, que é cuidar da criação”.
5ª Semana Social Brasileira
Os temas discutidos na Reunião, segundo a assessora da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, irmã Delci Franzen, serão as linhas de debate da 5ª Semana Social Brasileira, que deverá ter início em agosto deste ano e seguir até novembro de 2012, quando acontece a “Grande Semana Social”. A partir das discussões em torno da democracia participativa, o evento deverá pautar debates que apontem caminhos para  a reforma política brasileira. “Dentro deste grande debate nós vamos discutir uma reforma política profunda e não só uma reforma partidária, eleitoral, mas uma reforma que possa regulamentar, inclusive, o artigo 14 da Constituição, que trata justamente dos espaços participatórios: referendo, plebiscito entre outros que ainda estão por ser regulamentados”, completou a assessora
(CNBB)

Nenhum comentário: