"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santuário Salesiano no Recife é elevado à Basílica Menor


Recife (Terça-feira, 18-01-2011, Gaudium Press) O Santuário Salesiano "Sagrado Coração de Jesus", no Recife, foi elevado neste domingo à categoria de Basílica Menor, com a celebração de uma missa de proclamação pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Antonio Saburido.

A elevação já havia sido anunciada pelo Papa Bento XVI em outubro do ano passado, que, com o decreto "Olindensis et Recifensis" da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, atendeu a um antigo desejo da arquidiocese. A elevação foi um pedido dos fiéis e do clero local, particularmente do arcebispo Dom Fernando, e do reitor da agora Basílica do Sagrado Coração de Jesus e arcebispo emérito de Maceió, dom Edvaldo Gonçalves Amaral.

Com a elevação, a arquidiocese passa a ter cinco Basílicas. São elas, além do santuário salesiano: Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Penha (no Recife), São Bento (Olinda) e Nossa Senhora Auxiliadora (Jaboatão dos Guararapes).

Histórico

A Basílica do Sagrado Coração de Jesus teve sua parte central inaugurada em 20 de outubro de 1916. Foram 32 anos até ser inaugurada. Por causa da primeira guerra mundial, a comunidade salesiana na Itália deixou de enviar dinheiro para a construção; e a obra foi suspensa. Quando a congregação conseguiu juntar dinheiro para terminar a construção, veio o período da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, no entanto, a igreja ficou pronta.

O templo possui um altar-mor de mármore com altares laterais de Nossa Senhora Auxiliadora e São José e tem capacidade para mais de mil pessoas (770 pessoas sentadas e 330 em pé). A igreja possui duas relíquias de São João Bosco (uma delas, o fragmento do cérebro), além de São Domingos Sávio e Santa Maria Mazzarello.

Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife e da Agência Nacional Salesiana.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: