"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI: o Universo não é obra do acaso

.- Ao presidir na manhã de ontem a Missapela Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Bento XVI assinalou que "o universo não é o resultado da casualidade, como alguns querem fazer-nos acreditar" e nele se pode ver Deus e seu "infinito amor por nós".

Na homilia da Missa que celebrou na Basílica de São Pedro, o Santo Padre se referiu às investigações que durante séculos muitos cientistas como Kepler trataram que fazer sobre a estrela de Belém. Entretanto, disse, seus descobrimentos ou afirmações "não guiam àquilo que é essencial para compreender aquela estrela".

Os Reis Magos que querem adorar o Menino Deus recém-nascido, prossegue, "procuravam as pistas de Deus, procuravam ler sua ‘assinatura’ na criação, sabiam que ‘os céus narram a glória de Deus’, estavam seguros de que Deus pode ser vislumbrado no criado".

"Como homens sábios entendiam que não é com um telescópio qualquer, mas com os olhos profundos da razão em busca do sentido último da realidade e com o desejo de Deus movido pela fé, que é possível encontrá-lo, pois de fato se faz possível que Deus se aproxime de nós. O universo não é o resultado da casualidade, como alguns querem fazer-nos acreditar".

Contemplando o universo, disse logo o Papa, "estamos convidados a ler algo profundo: a sabedoria do Criador, a inesgotável fantasia de Deus, seu infinito amor por nós. Não deveríamos nos deixar limitar a mente por teorias que só chegam sempre até certo ponto e que – se virmos bem – não estão em concorrência com a fé e não conseguem explicar o sentido último da realidade".

Bento XVI assinalou ademais que "na beleza do mundo, em seu mistério, em sua grandeza e em sua racionalidade não podemos deixar de ler a racionalidade eterna, e não podemos fazer menos que deixar-nos guiar por ela até o único Deus, criador do céu e da terra".

"Se tivermos este olhar, veremos que quem criou o mundo é quem nasceu em uma gruta em Belém e segue vivendo em meio de nós na Eucaristia, é o mesmo Deus vivente, que nos interpela, nos ama e quer conduzir-nos à vida eterna".

(ACIDigital)

O Papa (que é, além do "chefe" da Igreja Católica, um homem extremamente culto) convida a dirigirmos o nosso olhar ALÉM daquilo que a ciência pode explicar, teorizar, compreender. A nossa fé NÃO PODE estar em desacordo com a ciência (e vice-versa), mas há de se prestar atenção: Qual Fé? Qual Ciência? Mas a chamada de atenção é sobre o que está ALÉM da ciência. Qual o sentido supremo da existência? E achei bastante interessante (e bonita) a expressão do Papa que diz que devemos "ler a racionalidade eterna". Às vezes os homens preocupam-se em demasia com a "racionalidade humana, efêmera", mas o Papa aponta para a "racionalidade eterna". Há que se pensar.

Nenhum comentário: