"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sarkozy denuncia "plano de purificação religiosa" no Oriente


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou nesta sexta-feira que não admite "o que lembra cada vez mais um plano particularmente perverso de purificação religiosa" no Oriente Médio, após a série de violentos ataques contra a comunidade cristã da região.

"Não podemos admitir (...) e, portanto, facilitar" esta situação, afirmou o presidente francês, referindo-se aos cristãos do Oriente, inclusive os coptas.

Nicolas Sarkozy falou sobre o assunto durante solenidade de cumprimentos aos líderes religiosos do país, por ocasião do Natal ortodoxo, e que contou, este ano, com a presença do representante da Igreja Copta na França, o padre Girguis Lucas, pároco de Châtenay-Malabry, perto de Paris.

Os ministros do Interior (igualmente encarregado dos Cultos), Brice Hortefeux, e a de Relações Exteriores, Michèle Alliot-Marie, também estavam presentes.

"As ameaças que visaram, há alguns dias, as igrejas coptas da França são inadmissíveis e eu pedi ao governo que levasse isto a sério", continuou o presidente, em alusão ao dispositivo de segurança implementado durante o Natal copta.

Os coptas ortodoxos, bem como toda a Igreja Ortodoxa, festejam o Natal nesta sexta-feira, seguindo o calendário juliano.

O presidente francês condenou em particular os massacres nas igrejas de Badgá (46 mortos, 31 de outubro) e de Alexandria no Egito (21 mortos, 31 de dezembro).

Ele igualmente mencionou o caso de uma cristã paquistanesa, Asia Bibi, condenada à morte por blasfêmia.

"A comunidade muçulmana da França foi a primeira a demonstrar seu horror (...) pelos crimes cometidos em nome do Islã", afirmou, prestando homenagem ao reitor da Grande Mesquita de Paris, Dalil Boubakeur, e ao presidente do Conselho francês do culto muçulmano (CFCM) Mohamed Moussaoui, por suas condenações aos acontecimentos.

"O Islã nada tem a ver com a face hedionda desses loucos de Deus que matam tanto cristãos como judeus, sunitas como xiitas. O terrorismo fundamentalista mata também muçulmanos", afirmou.

O presidente também lembrou os princípios da laicidade na República francesa: "o direito de crer ou não, de praticar a religião de sua escolha, a dos seus ancestrais ou a adquirida por conversão".

(Portal Terra)

Em nome de Deus mata-se e se faz guerra. A situação no Oriente Médio tem somente se agravado. Os conflitos envolvem muçulmanos, judeus, cristãos. E estes conflitos tendem cada vez mais a repercutir em outras partes do mundo. A França é um exemplo de como é sacudida pelos "tremores" que acontecem no Oriente Médio. A sua população teve um grande incremento de estrangeiros, principalmente muçulmanos (como em toda a Europa). Por estas e outras e que acredito que o Brasil tem muito a ensinar (pasmem!) aos demais países no que diz respeito à convivência entre as diversas tradições religiosas. Mas este é um outro assunto que mereceria um post inteiro.

Nenhum comentário: