"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Papa aos Neo-Catecumanais: Missão universal, na comunhão eclesial


Cidade do Vaticano, 17 jan (SIR/RV) - O “original contributo” que o Caminho Neocatecumenal fornece à causa da nova evangelização e a importância de que este, em “profunda comunhão com os Pastores”, se insira sempre “na grande harmonia do Corpo eclesial” – foram aspectos sublinhados por Bento XVI, ao receber, nesta segunda-feira, milhares de neocatecumenais, liderados pelos fundadores, Kiko Arguello e Cármen Hernandez. O Papa recordou que desde há mais de quarenta anos que “o Caminho Neocatecumental contribui para reavivar e consolidar nas dioceses e nas paróquias a Iniciação cristã”. Um dom de Deus a favor da sua Igreja que deve ser colocado “ao serviço do Bispo como uma das modalidades de concretização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente na fé”. Bento XVI congratulou-se com a aprovação definitiva, em 2008, do Estatuto do Caminho Neocatecumenal, assim como, recentemente, do “Diretório Catequético”, pressupostos para uma nova confirmação e envio da parte do Sucessor de Pedro. “O Senhor – disse - confirma hoje e confia-vos novamente este precioso instrumento que é o Caminho, de modo que possais, em filial obediência à Santa Sé e aos Pastores da Igreja, contribuir, com novo impulso e ardor, à redescoberta radical e feliz das riquezas do Batismo, oferecendo o vosso contributo original à causa da nova evangelização”. “A Igreja reconheceu no Caminho Neocatecumental um particular dom suscitado pelo Espírito Santo: como tal, ele tende naturalmente a inserir-se na grande harmonia do Corpo eclesial. Exorto-vos a procurar sempre uma profunda comunhão com os Pastores e com todas as componentes das Igrejas particulares e dos contextos eclesiais, bastante diversificados, em que sois chamados a atuar”. É a “comunhão fraterna entre os discípulos de Jesus” que constitui “o primeira e maior testemunho” – advertiu Bento XVI, que congratulou com o envio de mais de 200 novas famílias neocatecumenais que partem em missão em 46 países dos cinco continentes, com 13 novas “missões ad gentes” em diferentes países da Europa (Alemanha, Áustria, França, Hungria, Macedônia, Suécia, Ucrânia), e ainda na América Latina (Venezuela). Presentes também os Reitores dos Seminários “Redemptoris Mater” de todo o mundo, com uns dois mil seminaristas, e os padres já ordenados, aos quais o Santo Padre dirigiu uma exortação à fidelidade no exercício do ministério. O Papa concluiu confiando a Nossa Senhora o presente e o futuro do “Caminho”: “Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, que inspirou o vosso Caminho e vos deu a família de Nazaré como modelo das vossas comunidades, vos conceda viver a vossa fé em humildade, simplicidade e louvor, interceda por todos vós e vos acompanhe na vossa missão”.

(Verbonet)

"Saluto con affetto i Presbiteri, provenienti dai Seminari diocesani "Redemptoris Mater" d’Europa, e gli oltre duemila Seminaristi qui presenti. Carissimi, voi siete un segno speciale ed eloquente dei frutti di bene che possono nascere dalla riscoperta della grazia del proprio Battesimo. A voi guardiamo con particolare speranza: siate sacerdoti innamorati di Cristo e della sua Chiesa, capaci di trasmettere al mondo la gioia di avere incontrato il Signore e di poter essere al suo servizio." - Papa Bento XVI

Fica claro com estas palavras a aprovação do Santo Padre no que diz respeito aos seminários "Redemptoris Mater" no mundo todo, um dos motivos de dificuldades surgidas no Japão (vide notícia aqui no blog).

Nenhum comentário: