"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de março de 2011

Índía campeã de violência contra mulheres

Nova Délhi, 08 mar (RV) - Um indiano em cada quatro já cometeu violência sexual e um em cinco teria obrigado sua esposa ou companheira a manter relações sexuais. Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa sobre a igualdade de oportunidades de gêneros em países em desenvolvimento. Os dados foram publicados no jornal ‘The Times of India’.

Com base no estudo, os indianos estão em último lugar em garantias dos direitos e da dignidade das mulheres, atrás de Brasil, Chile, Croácia, México e Ruanda, com elevados índices de violência e criminalidade. A sondagem foi conduzida por dois centros de pesquisa internacionais, o International Centre for Research on Women e o brasileiro Instituto Promundo, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A pesquisa envolveu 8 mil homens e 3.500 mulheres de 18 a 59 anos.

Apesar dos progressos econômicos, a violência contra mulheres é ainda muito comum na Índia, e a maior parte dos casos ocorre dentro de casa, onde as esposas sofrem sevícias e torturas psicológicas até mesmo da família de seus maridos, que muitas vezes eliminam suas bebês meninas. 

“A Índia deu passos de gigante do ponto de vista econômico, mas ainda há muito a fazer para reduzir o atraso cultural e as disparidades sexuais” – comenta o jornal indiano em um editorial. 
(CM)


(Rádio Vaticano)

Nenhum comentário: