"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de março de 2011

Encontrado no Peru templo de sacrifícios humanos de 1,1 mil anos


O templo mede 32 m de extensão e é composto por muros e pilares adornados com altos-relevos de animais, homens estilizados e seres antropomorfos. Foto: EFEArqueólogos peruanos encontraram um templo de barro pré-inca de mais de 1,1 mil anos de idade e onde eram realizados oferendas e sacrifícios humanos na região de Lambayeque (norte).
"Neste templo de barro, eram celebradas oferendas materiais e sacrifícios humanos que eram costume do antigo Peru", explicou Carlos Wester, chefe da expedição, acrescentando que sua equipe também encontrou mais de 30 túmulos de mulheres sacrificadas. O templo de ''Los Frisos'' foi achado em 2007 no santuário arqueológico Chotuna, situado perto de Lambayeque, mas seus trabalhos de escavação foram concluídos recentemente.
Pertencente à cultura Lambayeque ou Sicán, o templo mede 32 m de extensão e é composto por muros e pilares adornados com altos-relevos de animais, homens estilizados e seres antropomorfos. A cultura Lambayeque ou Sicán surgiu em torno dos anos 700 a 750 d.C. e se manteve vigente até 1375, com seu apogeu entre os anos 900 e 1100.
Esta civilização rendia culto ao Senhor de Sicán, o personagem da cultura religiosa de maior prestígio do norte do Peru durante 600 anos.
(Terra)

Nenhum comentário: