"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sé Apostólica Vacante e Eleição do Papa - passo a passo (2)


Como se inicia, então, o Conclave?
No dia estabelecido, os Cardeais eleitores irão reunir-se na Basílica de São Pedro no Vaticano para a Missa votiva pro eligendo Papa, muito provavelmente na parte da manhã, como solicitado na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

Na parte da tarde, em hora estipulada, realizarão uma procissão solene da Capela Paulina do Palácio Apostólico até a Capela Sistina deste mesmo Palácio. Durante esta procissão cantam “Veni Creator”, invocando o auxílio do Espírito Santo.


Os Cardeais fazem algum tipo de juramento antes do Conclave?
Sim, logo que chegam à Capela Sistina, o Cardeal com mais tempo de cardinalato (Cardeal Godfried Danneels *) fará a leitura da fórmula de juramento que está a seguir:
“Nós, todos e cada um dos Cardeais eleitores, presentes nesta eleição do Sumo Pontífice, prometemos, obrigamo-nos e juramos observar fiel e escrupulosamente todas as prescrições contidas na Constituição Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II, Universi Dominici Gregis, emanada a 22 de Fevereiro de 1996. De igual modo, prometemos, obrigamo-nos e juramos que quem quer de nós, que, por divina disposição, for eleito Romano Pontífice, comprometer-se-á a desempenhar fielmente o munus Petrinum de Pastor da Igreja universal e não cessará de afirmar e defender estrenuamente os direitos espirituais e temporais, assim como a liberdade da Santa Sé. Sobretudo prometemos e juramos observar, com a máxima fidelidade e com todos, tanto clérigos como leigos, o segredo acerca de tudo aquilo que, de algum modo, disser respeito à eleição do Romano Pontífice e sobre aquilo que suceder no lugar da eleição, concernente direta ou indiretamente ao escrutínio; não violar, de modo nenhum, este segredo, quer durante quer depois da eleição do novo Pontífice, a não ser que para tal seja concedida explícita autorização do próprio Pontífice; não dar nunca apoio ou favor a qualquer interferência, oposição ou outra forma qualquer de intervenção, pelas quais autoridades seculares de qualquer ordem e grau, ou qualquer gênero de pessoas, em grupo ou individualmente, quisessem imiscuir-se na eleição do Romano Pontífice.”
Em seguida cada um dos Cardeais eleitores jurará com a seguinte fórmula:
“E eu, N. Cardeal N., prometo, obrigo-me e juro, e, colocando a mão sobre o Evangelho, acrescentará: Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão.”
 * A função é do Decano (Cardeal Angelo Sodano) ou na sua ausência do Vice-Decano (Cardeal Roger Etchegaray), porém ambos ultrapassaram a idade de oitenta anos e não são mais Cardeais eleitores. A função é delegada então ao cardeal com maior tempo de cardinalato.

O que acontece após o juramento?
O Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias (monsenhor Guido Marini), após o último Cardeal eleitor ter realizado o juramento pronuncia a fórmula latina extra omnes, que significa “todos fora”, alertando para que saiam todas as pessoas estranhas ao Conclave. Permanecem na Capela Sistina apenas os Cardeais, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e um eclesiástico, antecipadamente escolhido para realizar a segunda das meditações para os Cardeais.

Sobre o quê se trata nesta meditação?
O eclesiástico tratará a respeito da gravidade da missão que os Cardeais terão, bem como da necessidade de que tudo seja feito em atenção ao bem da Igreja Universal.

E após a meditação?
Saem da Capela Sistina o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e eclesiástico que dirigiu a meditação, ficando apenas os Cardeais Eleitores. A porta da Capela Sistina e fechada por aquele que faz as vezes do Decano (Cardeal Godfried Danneels).

É permitido que algum Cardeal eleitor possa fotografar ou filmar dentro da Capela Sistina neste momento?
Em absoluto! O Cardeal que, eventualmente, fizesse isto estaria sujeito a penas graves decididas pelo futuro Papa.

Esta proibição vale apenas para o interior da Capela Sistina?
Não. Não é permitido nenhum tipo de registro desta natureza durante o Conclave, inclusive é proibido toda e qualquer tipo de comunicação que possa ser realizada pelos Cardeais eleitores. Dentro desta proibição incluem-se cartas, internet, telefone. Também é proibido ouvir transmissão de rádio ou de televisão.

Isto também é proibido aos demais participantes (funcionários e demais) do Conclave?
Sim. Qualquer pessoa que divulgasse algo em relação àquilo que foi tratado ou decido sobre a eleição do Pontífice incorrria em excomunhão latæ sententiæ.

Bom, este sigilo vale apenas durante o período do Conclave, não é?
Não. O segredo sobre a eleição do Papa não pode ser violado em nenhum tempo. Apenas o próprio Papa poderá conceder, de forma especial e explícita, esta autorização.

Então não poderemos saber quantos votos cada Cardeal recebeu?
Não.


Crédito das Imagens: Vaticaninsider



Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:

RAUTMANN, Robert. Sé Apostólica Vacante e Eleição do Papa - passo a passo (2). Disponível em: 
http://robertccj.blogspot.com.br/2013/02/se-apostolica-vacante-e-eleicao-do-papa_14.html

Nenhum comentário: