"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cardeal Tarcísio Bertone


Cardeal Tarcisio Bertone, SDB, secretário de Estado , Camerlengo da Santa Igreja Romana , Arcebispo emérito de Gênova (Itália) , nasceu em 02 de dezembro de 1934 em Romano Canavese, Itália. Foi ordenado em 1 de julho de 1960. É licenciado em teologia com uma dissertação sobre tolerância e liberdade religiosa e um doutorado em direito canônico. 

Foi professor de teologia moral especial na Pontifícia Universidade Salesiana, 1967; professor de direito canônico, 1976-91; e reitor da Faculdade de Direito Canônico, 1979-85; vice-reitor, 1987-89 e então reitor, 1989-1991. Colaborou em várias paróquias romanas e também trabalhou na fase final da revisão do Código de Direito Canônico, dirigindo o grupo de trabalho que traduziu o Código em italiano para a Conferência Episcopal Italiana. Desde 1980, atuou como consultor em vários Dicastérios da Cúria Romana, especialmente na Congregação para a Doutrina da Fé. 

Em 01 de agosto de 1991 foi ordenado arcebispo de Vercelli.  

Em 13 de Junho 1995, foi nomeado Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregado pelo Papa João Paulo II com o cuidado da publicação da terceira parte do «segredo» de Fátima. 

Em 10 de Dezembro de 2002, foi nomeado arcebispo de Gênova. 

Em 15 de Setembro de 2006  foi nomeado Secretário de Estado. 

Em 4 de Abril de 2007,  foi nomeado Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Criado e proclamado cardeal pelo Papa João Paulo II no Consistório de 21 de Outubro de 2003, do título da Igreja suburbicária de Frascati. 

Membro de:

Congregações: 
para a Doutrina da Fé; para o clero; 
para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; 
para as Igrejas Orientais; para os Bispos; 
para a Evangelização dos Povos;
Comissão cardinalícia para a Supervisão do Instituto para Obras de Religião (IOR) - Presidente.

Nenhum comentário: