"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cardeal Jean Louis Tauran


Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, nasceu em 05 de abril de 1943 em Bordeaux, França. Foi ordenado sacerdote em 20 de setembro de 1969. Ele licenciou-se em filosofia e teologia com graduação em Direito Canônico. Após a ordenação, atuou como vigário paroquial em Bordeaux. 
Em março de 1975 entrou no serviço diplomático da Santa Sé e foi designado para a Nunciatura Apostólica da República Dominicana, e mais tarde transferido para a Nunciatura Apostólica no Líbano. Representou a Santa Sé na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e participou em várias conferências europeias. Em 1988  foi nomeado subsecretário do Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja.  

Em 06 de janeiro de 1991 foi consagrado como arcebispo titular de Thelepte e nomeado como Secretário do Conselho (agora conhecida como a Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado) . Liderou a delegação da Santa Sé em numerosas conferências internacionais.

Em 24 de Novembro de 2003 foi nomeado Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana.

Em 25 de Junho de 2007, foi nomeado Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

Criado e proclamado cardeal pelo Papa João Paulo II no Consistório de 21 de Outubro de 2003, da Decania do S. Apollinare alle Terme Neroniane-Alessandrine (St. Apolônio nas Termas de Nero-alexandrinos). Proto-diácono em 21 de fevereiro de 2011. 

Membro de:

Secretaria de Estado (segunda seção);
Congregações: para a Doutrina da Fé; para as Igrejas Orientais; para os Bispos;
Conselhos Pontifícios: para a Unidade dos Cristãos; para a Cultura;
Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica;
Administração do Patrimônio da Sé Apostólica;
Pontifícia Comissão para a Cidade do Vaticano;
Cardeal Comissão para a Supervisão do Instituto para Obras de Religião (IOR).

Nenhum comentário: