"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O carnaval na visão dos presbiterianos


Igreja presbiteriana:
1) Na sua religião, o carnaval é um período de recolhimento? Por quê?
O carnaval não é um período de recolhimento propriamente, mas acabou por se tornar diante de aspectos sociais: transito, segurança, mobilidade, feriado/lazer. Nesse período significativa parte do cristãos presbiterianos promovemos retiro espiritual, o que consagra : fé, lazer, comunhão, segurança, etc.
2) Que atividades ela oferece aos seus seguidores neste período? Ainda é possível inscrever-se para participar? Como e onde?
Um retiro espiritual de carnaval comumente é realizado em hotéis, sítios, chácaras, locais próprios para conjugarem atividades espirituais, tais como: culto, louvores,estudo bíblico, meditação, bem como muito lazer e descanso, já que esses locais têm: campo de futebol, quadra vôlei, piscina, e muito verde e área livre.
Será um grande prazer acolher o leitor do Extra, é só ligar para : 8563-2452, 8563-2451 e 3342-3330, e lha garanto que além de ser surpreendido você não se arrependerá de viver dias de absoluta integração entre corpo, psique e espírito.
3) Sua religião proíbe que seus adeptos brinquem carnaval? Por quê?
Os cristãos presbiterianos acreditamos que toda espécie de celebração à vida é muito bem vinda. Por essa razão gostamos de adorar a Deus em todas as suas expressões e formas: cultos com muito louvor e também mensagem; mas também curtimos teatro, cinema, praia, piscina, caminhadas, esporte, um bom bate papo, um bom vinho ao lado da mulher amada, musica popular, clássica, samba, etc. mas sem querer ser moralista ou piegas, quem em sã consciência sairia ao lado de sua amada esposa e seus filhos para dar um passeio a tarde ou noite em uma rua do Rio de Janeiro, em pleno carnaval, sem temer por sua integridade física e moral nesses concorridíssimos dias cheios de álcool, excitação e outras coisitas mais? Como nos lembra a letra de Chico Buarque:
Eu tenho tanta alegria, adiada,
Abafada, quem dera gritar...
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
4) E no caso dos seguidores que têm que trabalhar durante o carnaval (diretamente ou indiretamente com a festa), há algum tipo de orientação com relação à conduta ou sobre cuidados?
O trabalho é uma bênção dada por Deus, logo, se sua atividade é fruto de esforço e voltado para o bem comum, oriento a todos a trabalharem e fazerem o seu melhor, mesmo que seja nesses dias de carnaval. Pois, não nos esqueçamos que o fato de pessoas estarem no carnaval não quer dizer que não sejam honestas, decentes, cidadãs. Elas priorizam coisas e atividades que nós cristãos presbiterianos não priorizamos, é apenas isso.
Que todos lembremos que o Brasil, o Rio de janeiro e quaisquer outras cidades não são santuários, locais de culto, mas, sim, oportunidades de convívio de todos os brasileiros que devemos fazer nossas escolhas ao sabor de nossos desejos e crenças, mas acima de tudo velar e zelar rigorosamente pelo inalienável direito de escolha e essa em total liberdade.
* As respostas foram enviadas pelo reverendo Marcos Amaral, da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá.
(Globo)

Nenhum comentário: