"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Grupo de Reflexão Catequética de Toledo (PR) realiza Escola de Formadores para catequistas

Toledo (Segunda-Feira, 14-03-2011, Gaudium PressNeste ano de 2011, a Diocese de Toledo, no estado do Paraná, através de seu Grupo de Reflexão Catequética (GRECAT), coloca em vigor a Escola de Formadores com o objetivo de possibilitar a formação e espiritualidade permanente para as coordenações paroquiais e catequistas da região.
Este projeto está em sintonia com a caminhada catequética paranaense e brasileira, juntamente com a experiência de 50 anos da diocese, que sempre procurou investir na formação e preparação de catequistas, não só no sentido intelectual, mas vivencial.
A coordenadora diocesana de Animação Bíblico-catequética, Rita Boritza, explica que a experiência do GRECAT teve início no ano de 2005, como uma resposta ao pedido dos catequistas da diocese para manterem uma formação permanente. Ao longo desses anos de trabalho, vários temas foram aprofundados, tais como Bíblia, temas catequéticos, eclesiológicos e experiência da leitura orante da Palavra de Deus. Com todo esse trabalho já realizado e com o indicativo de que era necessária uma Escola de Formadores na diocese, o Grupo de Reflexão Catequética assumiu essa nova missão e função.
A iniciativa, segundo a coordenadora, é resultado de uma caminhada de amadurecimento na Diocese, principalmente por parte das coordenações paroquiais e catequistas que estão no serviço a mais tempo e conseguem perceber a necessidade de aprofundar a fé, realizar verdadeira experiência de encontro com Cristo, para poder servir de instrumento na educação da fé das crianças e jovens da comunidade. "Outro dado é a rotatividade de catequistas, bem como a necessidade de uma formação mais personalizada que nos fazem vislumbrar novos horizontes, a partir do nosso momento histórico", afirma.
Em relação às temáticas dos encontros de formação, num primeiro momento os trabalhos estarão concentrados em três blocos: aprofundamento do projeto para o GRECAT, as competências e atribuições dos participantes na equipe de coordenação paroquial e o Ministério da Coordenação; formação e espiritualidade para pais e responsáveis dos catequizandos, através de estudo e conhecimento da metodologia para aplicação do trabalho nas comunidades, priorizando pequenos grupos; e um estudo dirigido sobre Jesus Cristo com exercitação de metodologia para aplicação nas comunidades, junto aos catequistas. Ainda consta como parte das atividades exercício de Leitura Orante da Bíblia e Ofício Divino das Comunidades.
Na prática, a coordenação paroquial de catequese, em unidade com o pároco, escolherá de 05 a 08 representantes para participar do GRECAT, e que terão a responsabilidade de atuar como formadores e multiplicadores, colaborando assim na formação dos catequistas iniciantes, na formação permanente e acompanhar a formação dos pais e responsáveis dos catequizandos. O primeiro encontro da Escola de Formação aconteceu no final do mês de fevereiro, e ao longo do ano serão realizados mais quatro encontros.
Por fim, o assessor diocesano da Animação Bíblico-Catequética, Padre Lucimar Antônio Castellani, salienta que a diocese de Toledo aprovou um plano norteado pela Animação Bíblica da Pastoral, significando que todas as linhas de pastoral deverão estar voltadas para o aprofundamento bíblico, centrado na Leitura Orante da Palavra, num retorno ao estudo sobre Jesus Cristo e sua mensagem.
"Creio que este ano, com o GRECAT, a Igreja particular de Toledo viverá um momento marcante. Sem falar que a autonomia das coordenações paroquiais no acompanhamento melhor qualificado do serviço que a catequese presta à comunidade, tende a diminuir a sobrecarga dos padres, os quais têm grande boa vontade e disposição, mas não conseguem responder a todas as necessidades que a administração pastoral de uma paróquia exige deles", conclui o sacerdote.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: