"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Arquidiocese de São Paulo aprofunda projetos do 1º Congresso de Leigos

dom_odilo_scherer_enmj.jpgSão Paulo (Quarta-feira, 23-03-2011,Gaudium PressOs delegados das 21 oficinas temáticas do 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo, realizado em 2010 reuniram-se neste domingo, 20, com o objetivo de aprofundar os 173 projetos de formação, organização e ação do laicato para a arquidiocese elaborados na ocasião. Participaram da reunião cerca de 450 pessoas.
O encontro se deu no Centro Universitário São Camilo, no bairro do Ipiranga, e teve a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e dos cinco bispos auxiliares, que concelebram um missa antes de serem iniciadas as atividades. Coube ao cardeal apresentar o objetivo da reunião. "Estamos aqui para retomar aquilo que era proposta do congresso para avançar", disse.
Em seu discurso de apresentação, Dom Odilo versou também sobre a importância do leigo para a Igreja Católica e para a sociedade em geral. Neste sentido, o prelado referiu-se ao Concílio Vaticano II, recordando que no documento o laicato não é visto enquanto massa, mas como parte de um organismo eclesial que funcione.
O arcebispo falou ainda sobre a importância de que os leigos se organizem para que consigam atuar na sociedade e na Igreja de forma mais eficaz. Dom Odilo destacou também a relevância da família como uma missão própria a ser desempenhada pelos leigos e ressaltou a necessidade de formação específica para os leigos.
Aprofundamento das propostas
Terminada a apresentação de Dom Odilo, iniciaram-se os trabalhos. Primeiramente, tomou a palavra o coordenador geral do Congresso, Padre Marcelo Maróstica, que fez uma síntese dos projetos apresentados pelas oficina à comissão executiva do congresso. O sacerdote destacou os projetos que falavam sobre o mapeamento, levantamento e cadastro de profissionais de acordo com sua área de atuação nas paróquias.
Depois foi a vez do vice coordenador arquidiocesano da pastoral, Padre Sérgio Lucas falar. O sacerdote destacou a importância de que os projetos caminhem em conformidade com a organização pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Para que, segundo ele, cada oficina fique relacionada a uma das 20 coordenações pastorais arquidiocesanas, de acordo com suas áreas de atuação, acompanhadas por seus respectivos bispos referenciais.
Ainda na parte da manhã, os delegados reunidos sugeriram a reorganização, tanto em esfera arquidiocesana, regional e paroquial, de algumas pastorais específicas, entre as quais: a da Pessoa com Deficiência Física; a de Fé e Política; a de Juventude; e a Familiar
À tarde, os delegados voltaram a se reunir, dessa vez na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também localizada no bairro do Ipiranga, para, divididos pelos temas das oficinas, estruturar cada projeto e definir, entre outras coisas, a metodologia de trabalho, a responsabilidade de cada um e o período de execução do trabalho.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: