"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

10/03 - Santos e Bem-aventurados

Santo Átila, abade de Bóbbio, no norte da Itália († por volta de 627). Nascido numa família da Burgúndia (França), tornou-se monge em Lerins, depois passou por Luxeuil, aceito por são Columabo, que o trouxe consigo para a Itália em 612. Morou o mosteiro de Bóbbio, fundado por são Columbano e localizado nas montanhas do Apennino da região italiana da Emília, e tornou-se sucessor de seu mestre em 615. Continuou a obra de conversão dos Longobardos, povo que tinha conquistado a Itália no início do séc. VII.

São Jonh Ogilvie, Drum, Keith, Escócia, 1579 - Glasgow, 10 de março de 1615
Nascido provavelmente em 1579 em uma localidade de Aberdeenshire ou de Banflhshire, na Escócia, em 1593 foi enviado ao continente para estudar. Aí converteu-se à religião católica e entrou no colégio escocês de Douai, transferindo-se em 1595 para Louvain (Bélgica), onde teve como mestre o famoso Cornélio Lápido. Prosseguiu os estudos em Regensburg (Alemanha) no colégio dos beneditinos escoceses (1598), depois junto aos jesuítas em Omutz, onde foi admitido no noviciado da Companhia de Jesus em Brunn (Morávia) em 1599. Estudou em diversos lugares e recebeu a ordenação sacerdotal em Paris no ano de 1610. Pedui várias vezes para lhe ser concedido trabalhar na Escócia.
Depois de dois anos e meio de petições e orações, no outono de 1613 pôde deixar o continente e desembarcar perto de Edimburgo, em 11-11-1613, sob a falsa identidade de "capitão Watson", depois de 22 anos de ausência da pátria. A situação religiosa dos católicos escoceses era péssima: era crime ouvir missa e quem assistisse corria o risco de perder além da vida os bens para si e para os seus herdeiros, bens que eram confiscados pelo Estado; era proibido expatriar-se a não ser mediante promessa de não se converter no exterior.
João passou inicialmente 6 semanas na Escócia do norte e depois se estabeleceu em Edimburgo. Pôde exercer um apostolado clandestino fecundo até 3-10-1614, quando no dia seguinte foi preso em Glasgow, por iniciativa do arcebispo protestante João Spattiswoode. A sua prisão durou 4 meses, em que foi submetido a um regime desumano, sempre preso com cadeias, não podendo realizar a não ser poucos movimentos. Foi torturado várias vezes, na tentativa de que apostatasse. Cinco vezes foi chamado perante o juiz em Glasgow e Edimburgo.
Pelo processo escrito se vê a constância do mártir, no seu esforço em dar testemunho da verdade, diante da astúcia e artimanhas dos juízes, que pretendiam conduzi-lo ao terreno político para poder condená-lo como rebelde. A última sessão foi no dia 10-3-1615, quando também foi enforcado no centro de Glasgow. Foi canonizado em 1976.

São Macário de Jerusalém, bispo († 334). Bispo de Jerusalém em 314, participou do concílio de Niceia (325), onde combateu Ario e contribuiu à redação do símbolo niceno. Durante seu episcopado teve início a construção da basílica constantiniana do Santo Sepulcro.

Quarenta Mártires de Sebaste
Santo Éfrem disse a respeito deles: "Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós, que, livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?"
Chegou até nós o testemunho da ousadia destes homens que, no século IV, foram obrigados pelo imperador Licínio a um juramento de fidelidade para todos os soldados, o qual consistia em sacrificar aos ídolos protetores do Império. Diante da injusta ordem das autoridades, quarenta cristãos pertencentes à guarda do Império recusaram-na dizendo: "Até ao presente combatemos e vencemos ao serviço dum senhor mortal como nós; agora queremos lutar e vencer sob a bandeira de Cristo, que é o Deus verdadeiro a quem devemos obediência e adoração!" Desta forma venceram e ganharam o direito à coroa imperecível, tendo sido torturados até à morte. Era o ano de 312, poucos dias antes do Edito de Milão que determinava a liberdade religiosa no Império Romano.


Santos Caio e Alexandre, mártires em Apamea, Eumeni, Frígia (atual Turquia), séc. II – Apamea, Frígia, séc. III

São Drotovéu, abade em Paris (França), + 580

Santo Emiliano, pastor eremita, séc. VI

Santa Maria Eugênia Milleret, religiosa, fundadora, Metz (França), 25 de agosto  de1817 - Auteuil (Paris, França), 10 de março de 1898

São Simplício, papa de 03/03/468 a 10/03/483

São Vítor, mártir na África, séc. III


Bem-aventurado João delle Celle, literato italiano (Catignano Gambassi, Florença, 1310 – Vallombrosa, 1396). Monge valombrosiano, foi abade no convento de Santa Trindade em Florença; se opôs à política temporal da Igreja e apoiou santa Catarina de Sena e os movimentos espirituais mais atuantes do catolicismo. Traduziu clássicos latinos e é autor de escritos originais, entre os quais os mais interessantes são as Cartas.

Bem-aventurados Liberato de Weiss, Samuel Marzorati e Miguel Pio da Zerbo, presbíteros, mártires, +1716

Bem-aventurado Elias do Socorro (Mateus Nieves), sacerdote agostiniano, Yuriria, México, 21 de setembro de 1882 - Cortázar, México, 10 de março de 1928

(Verbonet)

Nenhum comentário: