"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 7 de março de 2011

08/03 - Santos e Bem-aventurados

São Dionísio, bispo de Corinto em 171. Grande fama tiveram as “epístolas católicas”, que escreveu a várias igrejas da Ásia e a Roma, das quais sobraram alguns fragmentos, e os comentários feitos por Eusébio.

São João de Deus, no século João Cidade, fundador dos Irmãos Hospitalares [Montemor-o-Novo, Portugal, 1495 – Granada, Espanha, 1550]. Depois de uma vida de venturas e viagens (foi pastor, soldado, camponês, vendedor ambulante) converteu-se graças à força das palavras de são João de Ávila, e assumiu o nome de João de Deus. Consagrou o resto de sua vida a cuidar dos doentes: fundou um hospital em Granada (1537), lançando assim os alicerces da Ordem dos Irmãos Hospitalares, chamados depois Irmãos de São João de Deus. Incansável em seu apostolado, faleceu esgotado pelo seu zelo e sua dedicação ao próximo. Canonizado em 1690, é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros.

S. João de Ávila, confessor
Santo espanhol nascido em Almodóvar del Campo, próximo de Toledo, de espírito reformista e um do maior pregadores do seu tempo, conselheiro de bispos e nobres, diretor de almas, coluna da Igreja e um dos paladinos da Contra-Reforma católica no século XVI, considerado o pai espiritual de um grande número de santos na Espanha de sua época. Descentes de uma família de judeus convertidos e de boas posses, era filho único de Alonso de Ávila e Catarina Xixón, aos 14 anos entrou para a famosa Universidade de Salamanca para estudar Direito. Porém seu apego a fé em Jesus Cristo pesou mais fortemente e abandonou os estudos para voltar para casa. Depois de três anos de profunda dedicação à religiosidade, dirigiu-se a famosa Universidade de Alcalá, com o objetivo de seguir o sacerdócio e estudou filosofia e teologia. Foi discípulo do renomado Domingos de Soto e recebeu sua ordenação. Com a morte dos pais vendeu sua grande fortuna em heranças, distribuiu com os necessitados e passou a viver de esmolas. Dirigiu-se a Sevilha com o intuito de embarcar para as Índias, mas foi persuadido a permanecer na Espanha, onde deu início a sua brilhante carreira apostólica, que o tornaria conhecido como o grande Apóstolo da Andaluzia. Autor e diretor espiritual cuja liderança religiosa a Espanha durante o século XVI, morreu em Montilla, de problemas renais em 1569.

São Juliano (Toledo, Espanha, 642 – 690). Talvez de origem judia, eleito arcebispo de Toledo em 680, presidiu quatro concílios. Foi conselheiro dos reis Vamba e Ervígio. E autor de vários escritos teológicos.


Santos Apolônio e Filêmon, mártires no Egito, + 304

São Botmael, monge na Bretanha (noroeste da França), séc. VI

São Duthac, bispo de Tayne, na Escócia

Santo Estêvão da Oblação, abade do mosteiro de Limoges (França), séc. XI

São Félix de Dunwich (Inglaterra), bispo, + 646/7

São Litifredo de Pavia (norte da Itália), bispo

São Miguel Kosaki de Isco, terceiro franciscano, mártir no Japão, +1597

São Pôncio de Cartago (atual Tunísia, diácono, séc. III

São Probino de Como (norte da Itália), bispo, + 420

São Senan, abade do mosteiro da ilha de Scattery na Irlanda

São Teofilato de Nicomédia na Bitínia (atual Turquia), bispo, + 845

Santo Unfrido de Therouanne (França), bispo, + 871

São Veremundo, abade de Estrella (Navarra, Espanha)


Bem-aventurado Bernardo Montagudo, bispo de Zaragoza (Espanha), + 1239

Bem-aventurado Carlos Catalão, mercedário, fundador do Convento de Santa Maria de Bonária (Cágliari, Ilha da Sardenha, Itália), + 1353

Bem-aventurado Faustino Miguez, sacerdote escolápio, Xamiras, Oreuse, Espanha, 24 de março de 1831 – Getafe (Espanha), 08 de março de 1925

Bem-aventurado Vicente Kadlubek, bispo, monge cisterciense, Karnow, Polônia, 1160 – Jedrzejow, Polônia, 08 de março de 1223

(Verbonet)

Nenhum comentário: