"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Voluntariado ganha espaço nas redes sociais

Lisboa, 03 Fev (Ecclesia) – O Voluntariado ganha a partir de hoje maior visibilidade, com o lançamento do “Volunteerbook”, uma ferramenta informática que vai pôr à disposição das pessoas um vasto leque de oportunidades, simplificando o acesso às instituições que precisam de ajuda.
“É uma plataforma que opera nas redes sociais e que dá visibilidade a acções de voluntariado organizadas por instituições mas também a exemplos de voluntariado que existem, muito numerosos, na sociedade portuguesa, em todas as áreas” explica Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, em declarações à agência ECCLESIA.
O “Volunteerbook” é lançado hoje, associando-se ao início oficial do Ano Europeu do Voluntariado em Portugal. Para além do apoio do Banco Alimentar contra a Fome, esta nova plataforma conta ainda com a supervisão da Entreajuda, uma instituição particular de solidariedade social que apoia outras organizações, ajudando-as a melhorarem o seu desempenho, no auxílio aos mais necessitados.
“Muitas vezes, as acções de voluntariado passam despercebidas, porque não há um sítio onde elas todas possam ter a devida divulgação. O Ano Europeu do Voluntariado pretende divulgar boas práticas e é isto que esta rede social vai permitir” destaca Isabel Jonet, para quem a mais valia deste projecto reside no facto de “trabalhar em estreita consonância com a Bolsa de Voluntariado”.
Esta ferramenta, como o nome indica, vai correr directamente no Facebook - cada potencial voluntário terá a possibilidade de se inscrever nas ofertas que melhor se adaptem às suas capacidades, à sua formação pessoal ou profissional, e tendo em conta a localização geográfica em que se insere.
Por outro lado, as instituições terão no Volunteerbook um parceiro privilegiado, na publicitação das suas ofertas, podendo chegar assim a um leque cada vez maior de interessados.
Isabel Jonet espera que esta e outras acções “permitam incentivar uma cultura de voluntariado enquanto participação de cidadania”. Para além disso, “ao estar nas redes sociais, a ferramenta permitirá aos jovens perceberem que o voluntariado é uma coisa simples e que deve fazer parte da nossa vida”.
Em paralelo com o site do Volunteerbook, estará disponível uma página corporativa onde “todas as empresas poderão demonstrar aquilo que fazem, em termos de responsabilidade social e mobilizar os seu colaboradores para acções de voluntariado” acrescenta ainda a presidente do Banco Alimentar contra a Fome.
A organização acredita que este projecto poderá ter uma importante palavra a dizer, na reactivação de muitas pessoas que se encontram no desemprego e até de elementos que, apesar de reformados, ainda têm muito a dar à sociedade.
Contando com o apoio do Instituto Nacional de Estatística, espera-se ainda que a aplicação venha facilitar o estudo do fenómeno do Voluntariado no nosso país.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: