"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Teologia: Site «Cristo e a Cidade» reflecte sobre fundamentalismo, laicismo e liberdade religiosa

Lisboa, 01 Fev (Ecclesia) – Fundamentalismo, liberdade religiosa e o papel da Faculdade de Teologia na sociedade e na Igreja são alguns dos temas dos textos que o site 'Cristo e a Cidade' revela em Janeiro.
No artigo "Fundamentalismo, laicismo e liberdade religiosa", Elias Couto começa por recordar o “brutal e cobarde ataque de terroristas islâmicos a uma igreja cristã, no Egipto”, ocorrido na noite do ano novo, um atentado que “parece ter conseguido despertar algumas consciências, sobretudo na Europa”.
No último dos 12 pontos do seu texto, o autor constata que o laicismo está a tornar-se, “paulatinamente, a nova ‘religião’ da maioria” dos europeus, “acomodada às modas do momento e sem raízes nem projecto de futuro”.
“Os Europeus – prossegue – curvam-se perante o novo ídolo [laicismo], correndo a venerá-lo nos hipermercados e nos centros comerciais, como em séculos passados acorriam às catedrais para adorar o Deus verdadeiro.”
Elias Couto defende que “numa sociedade assim, a liberdade religiosa não pode senão estar em perigo e, com ela, todos os outros direitos humanos fundamentais, supostamente tutelados pelas democracias”.
João Duque, por seu lado, reflecte sobre "O papel da Faculdade de Teologia na sociedade e na Igreja”, sublinhando que aquela área do saber “abre os horizontes” de qualquer comunidade humana “para além de si mesma”, não apenas em “sentido horizontal”, enquanto atenção a outras realidades humanas, mas também “em sentido vertical, enquanto atenção ao fundamento de tudo”.
Segundo o autor, a Faculdade de Teologia pode “contribuir para a unificação dos saberes, em torno daquilo que verdadeiramente importa”, ao mesmo tempo que ajuda a romper “com o autismo das ciências, quer de umas em relação às outras, quer de todas em relação à sociedade, quer desta e das suas ciências em relação ao sentido primeiro e último de tudo”.
Para o director adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a presença daquela ciência no ensino superior “constitui um elemento essencial para contrariar toda a tendência da Igreja para se fechar aos processos sociais”.
“Essa abertura torna-se, em contexto universitário, especialmente evidente na relação transparente e despreconceituada (isto é, sem complexos de inferioridade nem de superioridade) com todos os outros saberes”, refere o docente, acrescentando que “sem essa prática de relação aos outros diferentes” a Igreja correria o risco de se auto-repetir “numa história sem história”.
Os textos de Janeiro incluem um artigo de Manuel Sumares intitulado "Divine Wisdom in origin with a view toward Bulgakov”.
'Cristo e a Cidade' define-se como um site ecuménico que contribui para tornar presente no espaço público a voz das Igrejas cristãs a que pertencem os autores dos artigos.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: