"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Multidão festeja N.Sra dos Navegantes em Porto Alegre

Porto Alegre, 03 fev (RV) - A cidade vibrou ontem com a tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Enquanto o Arcebispo, Dom Dadeus Grings, celebrava uma missa campal, 146 barcos participaram da procissão fluvial nas águas do Guaíba, que margeia a cidade. 


Segundo o site ‘Último Segundo’, a imagem da santa deixou a Igreja Nossa Senhora do Rosário acompanhada pelos fiéis por volta das 8h da manhã e chegou duas horas depois na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. 

Esta devoção tem origem com os navegadores portugueses, no século XV. Porto Alegre promove a festa há 140 anos; Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira da cidade e a festa em sua homenagem foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre.
Segundo o provedor da Irmandade dos Navegantes, Aldo Besson, “desde que foi criada a devoção, ela vem atendendo muito as pessoas que fazem promessas, e isso foi se alastrando para o povo”. 

A edição deste ano teve recorde de adesões: 80 mil pessoas participaram da procissão e 100 mil devotos acompanharam as atividades. A organização do evento chegou a falar em 200 mil pessoas durante toda a manhã.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e o governador do Estado, Tarso Genro, participaram da celebração na capital. Cidades do interior gaúcho como Pelotas e Rio Grande também realizam homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes.


(Rádio Vaticano)

Nenhum comentário: