"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

07/02 - Santos e Bem-aventurados

Santa Eugênia
Esta jovem romana sofreu o martírio no séc. III durante o governo do imperador Galieno. De acordo com uma lenda, teria fundado um mosteiro no Egito e outro em Roma. Seu culto, muito antigo, deve sua popularidade aos contos fabulosos de milagres, repetidos em diferentes línguas.

São Lourenço, bispo de Siponto (sul da Itália) [† 546]. São incertas as notícias sobre sua figura. Provavelmente consagrado bispo pelo papa Gelásio (492), salvou Siponto da destruição por parte dos invasores Ostrogodos, apresentando-se diante do rei Totila. É padroeiro da cidade italiana de Manfredônia.

São Lucas o Jovem, chamado também Lucas arquimandrita ou o Taumaurgo († Sotério, Grécia, 946). Natural da Tessália, centro-norte da Grécia, simples pastor, viveu como eremita numa montanha perto de Corinto e no deserto de Sotério, na Ática (região perto de Atenas).

São Moisés o Sarraceno, bispo dos Sarracenos. Eremita nos desertos próximo às terras conquistadas por Mavia, rainha da tribo árabe dos Sarracenos, foi por ela escolhido como bispo de seu povo quando se converteu ao cristianismo (374). Moisés rejeitou, porém, ser consagrado pelo ariano Lúcio, titular da sé de Alexandria do Egito (373-378); então, foi levado para as montanhas onde viviam exilados por sua fé nicena alguns bispos e foi, por eles, consagrado. Pastor zeloso, desenvolveu uma grande ação evangelizadora entre os povos a ele confiados e manteve a paz com o Império romano.

São Ricardo, Rei e Confessor
No século V, a rainha da Inglaterra meridional era Sexburga, que mais tarde se tornou abadessa e uma santa da Igreja Católica. Ela teve três filhos e duas filhas, estas, a seu exemplo, fundaram mosteiros dedicando-se aos pobres e a Cristo. Também o caçula Winfrido, ou Bonifácio, deixou a vida da corte para ser monge beneditino, hoje venerado como o grande "Apóstolo da Alemanha".
O primogênito Egberto I, assumiu o trono em 664, mas onze anos depois morreu, deixando o sucessor ainda muito pequeno. Foi assim que, o filho do meio, Hlother ou Ricardo I, se tornou rei da Inglaterra e guardião da coroa do sobrinho. Em 685, empossou o jovem rei Eadric I, que era o legítimo herdeiro da casa real dos Kents.
Ricardo deixou o palácio com os filhos Vilibaldo, Vunibaldo e Valburga, indo morar no mosteiro de Waltham, onde viveram sob as regras dos beneditinos. A partir daí os dados de suas vidas são descritos pelos registros da Santa Sé.
No ano de 720,conforme uma narração de um monge alemão, Ricardo e os dois filhos, então já monges, saíram da Inglaterra meridional, para empreenderem uma peregrinação de penitencia e devoção. A filha Valburga ficou no mosteiro, onde seguia a vida de religiosa. A meta, como sempre, era Roma, onde pretendiam venerar as relíquias dos apóstolos Pedro e Paulo. De lá queriam ir até a Terra Santa.
Atravessaram toda a França, mas quando chegaram na cidade de Luca, a viagem teve de ser interrompida porque Ricardo ficou doente e acabou falecendo. Foi sepultado na igreja de são Frediano em 722. Os milagres foram acontecendo em seu túmulo e o local se tornou uma rota de devoção para os cristãos, que o chamavam de "rei, santo". Só Vilibaldo pôde completar o programa, porque Vunibaldo ficou estudando em Roma até 739. Depois os dois foram recrutados pelo tio Bonifácio, que acabara de ser elevado à condição de bispo, para a missão evangelizadora dos povos germânicos. Por fim, à eles se juntou a irmã Valburga, também a pedido do tio.
Sobre Ricardo, lemos no Martirológio Romano: "Em Luca, na Toscana, a deposição de são Ricardo, rei da Inglaterra e pai de são Vilibaldo, bispo de Eichstat , de são Vunibaldo abade de Heidenheim e da santa Valburga, abadessa virgem." Seu culto se propagou graças as colaborações eficazes na obra de evangelização dos seus filhos e do irmão.
Em Luca, uma das mais belas cidades medievais de Florença, ele costuma ser festejado com grande veneração pela legião de devotos que procuraram por sua intercessão e foram atendidos por este "santo, rei dos ingleses".


Santa Amonísia, virgem e mártir , venerada na localidade de Scopa (noroeste da Itália)

Santo Egídio Maria de São José (Francisco Pontillo), professo, frade menor, Táranto (sul da Itália), 16 de novembro de 1729 – Nápoles (sul da Itália), 07 de fevereiro de 1812

São João (Lantrua) de Triora, sacerdote dos Frades Menores, Molini di Triora (Impéria, noroeste da Itália), 15 de março de 1760 - Changxa (China), 07 de fevereiro de 1816

Santa Juliana, viúva, que viveu na cidade italiana de Florença

São Lourenço Maiorano, bispo de Siponto, Constantinopla, séc. V – Siponto, Manfredônia (sul da Itália), 07 de fevereiro de 545

Santos Mártires Mercedários da África, que a Ordem celebra no dia 07 de fevereiro

São Máximo de Nola (sul da Itália), bispo, séc. III

São Partênio, bispo de Lampsaco (na atual Turquia), séc. IV

São Teodoro de Amasea, general e mártir, † Bríndisi (sul da Itália) entre o 306 e o
311

São Vedasto de Vercelli (noroeste da Itália), bispo, † 578



Bem-aventurado Pio IX - Papa de 21/06/1846 a 07/02/1878
O Papa Pio IX nasceu na Itália aos 13 de maio de 1792. Seus pais pertenciam à nobreza local e o batizaram com o nome de Giovanni (João) Maria Mastai Ferretti. Em 1809, transferiu-se para Roma a fim de continuar os estudos, sem ter se definido pelo sacerdócio. Sua saúde era muito débil, tanto que, devido a uma enfermidade, teve de abandonar os estudos em 1812, sendo também dispensado do serviço militar obrigatório.
O jovem Mastai teve um encontro com São Vicente Pallotti em 1815, que lhe profetizou o pontificado. Nessa época, João fazia parte da Guarda nobre pontifícia, mas teve que deixá-la por motivo de saúde. A partir daí, a Virgem de Loreto o curou, gradual e definitivamente, da enfermidade.
Mastai resolveu optar pelo estudo eclesiástico em 1816, sendo ordenado sacerdote em 1819. Celebrou sua primeira Missa na igreja de Santa Ana dos Carpinteiros, do Instituto Tata Giovanni, para o qual fora nomeado reitor, permanecendo na função até 1823. Acompanhou o núncio apostólico ao Chile, onde ficou por dois anos.
Aos trinta e seis anos de idade, o sacerdote Giovanni Maria Mastai foi nomeado Bispo e destinado à arquidiocese da cidade de Espoleto, Itália. Durante os anos 1831 e 1832, ocorreram revoluções nas cidades de Espoleto e Ímola. O então bispo Mastai não quis derramamento de sangue e reparou, os destruidores efeitos da violência, com a paz, concedendo o perdão para todos os envolvidos.
Foi nomeado Cardeal em 1840. Na tarde do dia 16 de junho de 1946, o cardeal Mastai, que fugia de todas as honrarias, foi eleito Papa escolhendo o nome Pio IX. Começou seu governo com um ato de generosidade: concedeu uma anistia para delitos políticos e, já em 1847, promulgou um decreto de ampla e surpreendente liberdade de imprensa.
Entre as realizações do seu pontificado, podemos destacar o restabelecimento da hierarquia católica na Inglaterra, Holanda e Escócia; a condenação das doutrinas galicanas; a definição solene, a 08 de dezembro de 1854, do dogma da Imaculada Conceição; o envio de missionários ao Pólo Norte, Índia, Birmânia, China e Japão; a criação de um Dicastério para as questões relativas aos orientais; a promulgação do "Syllabus errorum", no qual condenou os erros do Modernismo; a celebração, com particular solenidade, do 18.o centenário do martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo; a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano I , ápice do seu pontificado, iniciado em 1869 e concluído em 1870.
Com a queda de Roma, em 20 de setembro de 1870, e o fim do poder temporal, Pio IX encerrou-se no Vaticano, por se considerar prisioneiro. No dia 07 de fevereiro de 1878, com a sua piedosa morte, chegou ao fim o pontificado mais longo, e um dos mais difíceis da História da Igreja. Pio IX foi um grande Papa, certamente um dos maiores, cumpriu sua missão de "Vigário de Cristo", responsável dos direitos de Deus e da Igreja, foi sempre claro e direto: soube unir firmeza e compreensão, fidelidade e abertura. Com a comprovação de inúmeras graças por intercessão do Papa Pio IX, Giovanni Maria Mastai Ferretti, foi beatificado no ano 2000 pelo Papa João Paulo II, em Roma.

Bem-aventurada Eugênia Smet (Maria da Povidência)
Eugênia Maria Josefina Smet, nasceu na cidade de Loos Lez Lille, na França, no dia 25 de março de 1825. Sua infância foi tranqüila, no seio de uma família burguesa de origem flamenga, recebendo uma educação com sérios princípios morais e cristãos.
Aos dezessete anos, terminou os estudos e queria seguir a vida religiosa como as irmãs do colégio do Sagrado Coração, onde ficou interna por dez anos. Mas, regressou para a família. Pela inclinação religiosa e com sua sólida formação, caracterizada pela total confiança na Providência Divina, pelo amor dedicado as almas benditas do Purgatório, ela ingressou no apostolado leigo da paróquia. Primeiro comunicou ao seu confessor que havia feito o voto privado de castidade e depois começou a trabalhar nas obras de caridade.
Nestas obras, ninguém da paróquia, tinha tanta dedicação quanto Eugênia. Distribuía diariamente alimentos aos carentes e para os enfermos. Sua participação ativa e objetiva aumentava cada vez mais os donativos para as obras Missionárias, deixando os padres admirados com seu senso de organização e carisma. "É necessário ajudar bem a Providência", dizia ela, justificando os crescentes donativos e pacotes de alimentos que conseguia.
Eugenia, aos vinte e oito anos resolveu criar uma associação leiga de fiéis para interceder com orações, pelas almas do Purgatório. Apesar das adesões, tantas foram as dificuldades que decidiu fundar uma congregação de religiosa. Durante três anos, Eugênia pediu conselhos a muitas pessoas influentes da Igreja, inclusive ao papa Pio IX e ao padre Cura d'Arns, que a apoiaram. Mais tarde ambos foram canonizados.
Em 1856, Eugênia foi para Paris, onde com a orientação espiritual de um padre jesuíta e com mais cinco religiosas, iniciou a congregação das madres Auxiliadoras das Almas do Purgatório. Mas, como ela conheceu o duríssimo "purgatório" que muitos passavam ainda em vida, concluiu que deveriam interceder nas duas frentes: as almas receberiam as orações e os vivos carentes, alimentação, alfabetização e tratamento quando enfermos. Assim, sempre confiante na Providência, seguiu avante serena e decidida.
Em 1859, o padre jesuíta elaborou o Regulamento da congregação, submetido às Regras da Companhia de Jesus, que foi aceito e adotado. No mesmo ano, as religiosas fizeram o juramento de cumprir as Regras. A fundadora recebeu o nome de madre Maria da Providência. Depois ela fundou novas casas na França e enviou religiosas para a China.
Madre Maria da Providência, faleceu em paz no dia 7 de fevereiro de 1871 consumida por um câncer. Após a morte seu rosto, crispado pelas dores, voltou a ficar sereno e tranqüilo. O papa Pio XII declarou Eugênia Smet, madre Maria da Providência, Beata, em 1957, com sua celebração litúrgica no dia 7 de fevereiro.

Bem-aventurada Rosália Rendu
A Beata Rosália Rendu, filha da Caridade de São Vicente de Paulo, distinguiu-se pela dedicação para com os menos favorecidos no bairro de Mouffetard. Jeanne-Marie Rendu, seu nome de batismo, nasceu no dia 9 de Setembro de 1786 na cidadezinha de Confort (Jura, França), numa família simples, sendo  a  primeira  das  quatro  filhas,  nas quais a  mãe  incute  a  piedade  e  a caridade.
A família procurou acolher sacerdotes perseguidos durante os tempos difíceis da revolução francesa e, entre eles, o próprio bispo de Annecy. Jeanne-Marie descobre no hospital o serviço das Filhas da Caridade e, a 25 de Maio de 1802 inicia o noviciado nessa Congregação, em Paris, sendo enviada para o bairro de Saint Marceau onde permaneceu ao serviço dos pobres durante 54 anos, até ao dia da sua morte.
Em 1814, Irmã Rosália emite dos votos solenes, e 8 anos mais tarde é nomeada Superiora da comunidade. Deixa de ensinar e dedica-se às visitas domiciliares distribuindo ajudas de acordo com o "Bureau de Bienfaisance" municipal e obtendo o auxílio de muitas pessoas abastadas que não sabiam dizer não a uma pessoa tão persuasiva.
É a pioneira em abrir uma casa para acolher criancinhas em idade inferior a dois anos, para permitir que as mães encontrassem um trabalho remunerado. Não foi bem compreendida nesta obra, pois segundo a sociedade da época, a mãe deve permanecer em casa. Oferece aos jovens uma formação profissional abrindo a primeira instituição para esse mister. Mais tarde, vendo com emoção o desespero das pessoas idosas abandonadas, abre um Asilo para elas. A sua caridade vai além do bairro. Claude Dinnat escreve no seu artigo: "Por muitos anos, irmã Rosália manteve contacto com Il Bon Sauver de Caen, hospital psiquiátrico fundado pelo Beato Padre Jamet. Ela convence-o a internar sacerdotes e religiosos em dificuldade e também muitos outros doentes.
Ajuda algumas Congregações e Associações caritativas a estabelecer-se em Paris:  a Sociedade de São Francisco Regis, as comunidades das Filhas de Nossa Senhora de Loreto, as Damas Agostinianas do Sagrado Coração de Maria, a Comunidade dos Padre Pobres, entre outras. A sua coragem e determinação leva-a a ultrapassar as barricadas, durante a sublevação de Julho de 1830, para ajudar os feridos. Mais tarde, durante as epidemias de cólera (1832 e 1849), a atividade de Irmã Rosália excede até ao heroísmo, chegando a recolher cadáveres pelas ruas.
Em 1848 acontecem as mais sangrentas lutas entre o poder burguês e uma classe operária desenfreada, numa situação desesperadora. A Irmã Rosália, arriscando a própria vida nesses confrontos, procura manter-se fiel aos seus princípios de religiosa dedicada aos que sofrem; faleceu em 7 de fevereiro de 1856.


Bem-avenuradoto Adalberto (Wojciech) Nierychlewski, sacerdote e mártir, Dabrowice, Polônia, 20 de abril de 1903 – Auschwitz, Polônia, 07 de fevereiro de  1942

Bem-aventurado Anselmo Polanco Fontecha, bispo e mártir, Buenavista de Valdavia, Espanha, 1881 - Pont de Molins, Espanha, 07 de fevereiro de 1939

Bem-aventurado Antônio Vici de Stroncone (centro da Itália), religioso dos Frades Menores, 1381 - † 07 de fevereiro de 1461

Bem-aventurado Filipe Rípoll Morata, sacerdote e mártir, Teruel, Espanha, 14 de setembro de 1878 – Pont de Molins, Espanha, 07 de fevereiro de 1939

Bem-aventurado Tiago Sales, jesuíta, mártir, Lezoux (Clermont, França), 21 de março de 1566 – Aubenas (França), 07 de fevereiro de 1593

Bem-aventurado Guilherme de Morgex (Vale de Aosta, noroeste da Itália), sacerdote, séc. VII / VIII

Bem-aventurado Guilherme Saultemouche, jesuíta, mártir, St-Germain l’Herm (França), 1556 – Aubenas (França), 07 de fevereiro de 1593

Bem-aventurado Guilherme Zucchi, sacerdote, + Alessândria (noroeste da Itália), 07 de fevereiro de 1377.

Bem-aventurado Nivardo de Claraval (ou Cirteaux, Fraça), monge, séc. X

Bem-aventurado Pedro Verhun, sacerdote e mártir, Horodok, Ucrânia, 18 de novembro 1890 - Angarsk, Sibéria, Rússia, 07 de fevereiro de 1957

Bem-aventurado Rizziero della Muccia (centro d Itália), † 08 de fevereiro de 1236

Bem-aventurado Tomas Sherwood, mártir na Inglaterr, † Londres, 07 de fevereiro de 1578

Nenhum comentário: