"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Porto: Curso de administração paroquial para leigos

Porto, 18 Jan (Ecclesia) – A diocese do Porto e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) estão a promover um curso de administração paroquial para leigos, visando libertar os párocos locais de algumas tarefas burocráticas que até aqui eram da sua competência exclusiva.

A iniciativa destina-se aos secretários paroquiais certificados e inscritos na Cúria diocesana, procurando “criar condições para o bom desempenho do ofício de colaborador paroquial”.

Segundo o site oficial do curso, na UCP, propõe-se “um modelo de formação contínua de natureza transdisciplinar”.

A conclusão deste curso “certifica os colaboradores das secretarias paroquiais e reconhece que o funcionário de secretaria é uma pessoa habilitada para exercer uma função legal perante a lei, mas também, com o objectivo de oferecer condições para bom desempenho do pároco na relação com os seus paroquianos”.

As inscrições começam hoje, prolongando-se até 4 de Março: http://www.porto.ucp.pt/catolica4ciclo/adminparoquial/

(Agência Ecclesia)


Excelente iniciativa da Igreja de Portugal! A percepção de que os leigos podem e devem ocupar também funções de gestão no trabalho da Igreja é fantástica. Devemos lembrar que essencialmente os párocos devem cuidar daqueles que estão sob seus cuidados (os paroquianos) e que funções "burocráticas" e/ou de gestão, podem ser delegadas a leigos e leigas competentes.

Parabéns para a Igreja de Portugal - um exemplo a ser imitado.

Nenhum comentário: