"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Médio Oriente: Bispos católicos querem passos seguros rumo à paz

Lisboa, 13 Jan (Ecclesia) – Bispos da Europa e Estados Unidos apelaram às comunidades cristãs para que rezem pela paz e justiça no Médio Oriente, e que sejam dados passos no sentido de proteger a vida, a liberdade religiosa e a dignidade naquela região.

“Colocamo-nos ao lado de todas as pessoas que, em situação de medo e desconfiança, lutam desesperadamente para encontrarem caminhos de paz e justiça” realçam os prelados, num comunicado publicado pela Rádio Vaticano.

Entre 9 e 13 de Janeiro, os responsáveis eclesiais visitaram Jerusalém e os territórios palestinos. Trata-se de uma iniciativa anual, da responsabilidade da coordenação das Conferências Episcopais para apoio à Igreja na Terra Santa (conhecida pela sigla inglesa HLC) e a assembleia de bispos católicos na mesma região, com o apoio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Os 30 bispos europeus e norte-americanos quiseram deixar a sua solidariedade às comunidades cristãs radicadas em Jerusalém e em todo o Médio Oriente, marcadas por situações de guerra e perseguição religiosa.

No que diz respeito ao conflito israelo-palestino, os prelados deixaram a garantia de que vão “continuar a trabalhar por uma paz duradoura, apoiando uma solução que contemple a segurança e o reconhecimento do Estado de Israel e a viabilidade e independência do Estado da Palestina.

Esta mensagem conjunta guarda ainda uma nota para o papel importante que os peregrinos, vindos de todo o mundo, podem desempenhar no dia a dia das comunidades da Terra Santa.

“Acreditamos que cada visita a esta região traz benefícios, tanto para os peregrinos como para as pessoas que aqui vivem, especialmente para a comunidade cristã” destacam os responsáveis eclesiais.

A mensagem deixa ainda o pedido de “uma maior urgência” na conclusão das negociações entre a Santa Sé e o Estado de Israel.

A HLC nasceu em 1998, após a Conferência Episcopal dos EUA ter pedido às congéneres europeias para partilharem o compromisso de apoiar a Igreja na Terra Santa, e cumpre, desde essa altura, uma visita de solidariedade.

(Ecclesia)

A participação da Igreja nas situações de conflitos no Oriente Médio é decisiva senão imprescindível para que haja paz. É através do diálogo produtivo em vistas da liberdade religiosa que o mundo chegará à Paz!

Nenhum comentário: