"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Papa aprova sete beatificações, além de Wojtyla


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI aprovou nesta sexta-feira, junto com o milagre atribuído a seu predecessor, João Paulo II, outros decretos de reconhecimento de milagre, martírio e virtudes heróicas.

Entre os decretos, está o de uma brasileira, Francisca de Paula de Jesus, leiga, chamada de "Nhá Chica", nascida em São João del Rei em 1810 e falecida em Baependi em 1895.

De origem humilde, Nhá Chica era analfabeta. Tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição. Em sua honra construiu, ao lado de sua casa em Baipendi, uma igrejinha, onde venerava uma pequena imagem da santa e rezava piedosamente para todos aqueles que a ela se recomendavam.

Sua fama de santidade foi se espalhando de tal modo que pessoas de muito longe começaram a frequentar a cidade para conhecê-la, conversa com ela, falar-lhe de suas dores e necessidades e, sobretudo, para pedir-lhe orações.

Após sua morte, a igrejinha de Nhá Chica foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Ao lado dela se instalou uma obra de assistência social para menores, que hoje acolhe mais de 160 crianças, entre meninas e meninos.

Outros decretos aprovados pelo Papa

Milagres:

- Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyla), polonês, nascido em Wadowice (1920) e falecido em (2005), Sumo Pontífice.

- Serva de Deus Antonia Maria Verna, italiana, nascida (1773) e falecida (1838) em Rivarolo Canavese, fundadora do Instituto das Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição de Ivrea.

- Servo de Deus Giuseppe Toniolo, italiano, nascido em Treviso (1845) e falecido em Pisa (1918), leigo e pai de família.

Martírio:

- Servas de Deus Maria Giulia (Kata Ivanišević), Maria Bernadetta (Teresia Banja), Maria Krizina (Giuseppa Bojanc), Maria Antonia (Giuseppa Fabjan) e Maria Berchmana (Carolina Anna Leidenix), bósnias, assassinadas por ódio à fé na Bosnia-Herzegovina entre 15 e 23 de dezembro de 1941, irmãs professas do Instituto das Filhas da Divina Caridade.

Virtudes heróicas:

- Servo de Deus Antonio Franco, italiano, nascido em Nápoles (1585) e falecido em Santa Lucia del Mela (1626), prelado ordinário de Santa Lucia del Mela.

- Servo de Deus Francesco Maria della Croce (Johann Baptist Jordan), alemão, nascido em Gurtweil (1848) e falecido em Tafers (Suíça, 1918), sacerdote, fundador da Sociedade do Divino Salvador e da Congregação das Irmãs do Divino Salvador.

- Servo de Deus Nelson Baker, norte-americano, nascido em Buffalo (1842) e falecido em Limestone Hill (1936), sacerdote diocesano.

- Servo de Deus Faustino Pérez-Manglano Magro, espanhol, nascido (1946) e falecido (1963) em Valência, aluno e postulante dos padres Marianistas.

(Zenit)

Nenhum comentário: