"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Arcebispo de Brasília nomeado Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada

Cidade do Vaticano, 04 jan (RV) - O Santo Padre aceitou, nesta terça-feira, a renúncia apresentada, por limite de idade, pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, e nomeou como seu substituto, Dom João Braz de Aviz, até agora Arcebispo de Brasília.

Dom João nasceu em Mafra, Diocese de Joinville (SC), em 24 de abril de 1947. Depois de estudar Filosofia no Seminário Maior "Rainha dos Apóstolos" de Curitiba e na Faculdade de Palmas, completou os estudos teológicos, em Roma, nas pontifícias universidades Gregoriana e Lateranense.

Ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e incardinado na Diocese de Apucarana (PR), desempenhou seu ministério como pároco, em várias paróquias, reitor dos Seminários Maiores de Apucarana e Londrina, e professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.

Foi nomeado Bispo de Ponta Grossa (PR), em 12 de agosto de 1998, Arcebispo de Maringá (PR), em 17 de julho de 2002, e Arcebispo de Brasília, em 28 de janeiro de 2004. (MJ)

(Rádio Vaticano)

Esta escolha é especialíssima! D. João é uma pessoa fantástica. Tem uma ligação muito grande com os Novos Movimentos Eclesiais. Aqui no Paraná ele já foi o Bispo referencial para esta realidade. Ele pertence ao Movimento dos Focolares e compreende bem a ação do Espírito nestas novas realidades e novas fundações.
Em carta comentando a sua nomeação, D. João escreve sobre a ligação que D. Tarcísio Bertone fez a ele dizendo que deveria ao menos um brasileiro morar em Roma.
A presença de brasileiros nos dicastérios romanos é algo que o Santo Padre deseja (vide D. Claudio Hummes).
Esperemos coisas maravilhosas através da missão de João Braz de Aviz! Parabéns D. João!

Nenhum comentário: