"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

01/02 - Santos e Bem-aventurados

Santa Brígida de Kildare, padroeira da Irlanda
Nascia provavelmente por volta do ano 452 em Fochairt, Irlanda, Brígida foi consagrada a Deus ainda bem jovem. É conhecida como abadessa de Kildare, um mosteiro localizado a uns 60 quilômetros a sudoeste de Dublin (Irlanda), onde moravam (separados, mas num mesmo prédio) homens e mulheres, do tipo daqueles que apareceram na França, Espanha e Inglaterra, e também na Irlanda no século V, após a morte de São Patrício. Era comum que a abadessa fosse superiora de ambos os ramos: este elemento, mais que uma interessante indicação da condição das mulheres na Igreja céltica, é reflexo do mais alto escalão social das monjas, que comportava, por exemplo, ter monges que fizessem os trabalhos manuais para lhes fornecer o alimento e cumprissem os deveres litúrgicos. Brígida exerceu uma peculiar influência nas igrejas célticas, que mantiveram suas estruturas tribais e mentalidade cultural, e não se deixaram permear pela cultural mediterrânea e oriental, menos aberta às mulheres. Nas províncias do Império Romano (do qual a Irlanda nunca fez parte), a Igreja tentava imitar a suntuosidade e a pompa (em sua liturgia) da corte imperial, assim que as biografias dos santos falavam de nobreza, da influência e do poder. Do lado oposto, as biografias dos santos celtas primavam pela simplicidade e sublinhavam suas qualidades pastorais. A narração que apresenta Brígida, enquanto se desfaz da espada do pai para ajudar um leproso, sublinha desta forma que sua autoridade espiritual não se encontrava no poder nem na força, mas na misericórdia e na compaixão. A gentileza e a bondade da santa abrandam também sua atitude em relação à regra. É invocada contra todos os tipos de males que atingiam a saúde. Faleceu em 523.


São Severo, bispo
Foi o 12º bispo de Ravenna, no nordeste da Itália, e participou do Concílio de Sárdica em 342. Era um pobre viúvo e lenhador, com uma filha já adulta, que foi à igreja catedral para participar da eleição do novo bispo. Uma pomba branca pousou sobre sua cabeça várias vezes. O povo então entendeu que o escolhido por Deus era ele, pois os anteriores bispos tinham sido escolhidos desta forma. E o povo não se enganou, pois na segunda missa, após a consagração episcopal, Severo entrou em êxtase. Soube-se que também teve o dom da bi-locação, pois foi atender um amigo dele, são Geminiano, bispo de Módena, que estava para morrer, sem sair de Ravenna. Animou os fiéis a viver a vida cristã, a vencer as tentações da superstição e da magia; ajudou os mais pobres e foi uma grande catequista de sua Diocese. Faleceu a 1º de fevereiro de 344. Em 842 um monge franco roubou as relíquias dele e as levou para a Alemanha, onde se difundiu seu culto.


Santo Urso de Aosta, noroeste da Itália [entre os séculos V e VIII]. Sacerdote de Aosta, encarregado de cuidar e realizar os ritos religiosos no cemitério de São Pedro, foi um homem simples, dedicado ao trabalho e à oração. Protetor dos campos, é invocado contra as enchentes, as doenças dos animais domésticos, etc.


Santa Veridiana, Virgem
Nascida em Florença, na Toscana (Itália), em 1182, consagrou desde muito jovem sua virgindade a Deus. De nobre família, porém sempre orante e penitência nunca se apegou ao material. Jovem inteligente passou a trabalhar com um tio que era rico comerciante. Veridiana começou a administrar com grande habilidade os bens que envolviam o comércio de cereais no atacado, no entanto aplicava este seu dom para beneficiar também os pobres de Deus, seus grandes amigos. Veridiana sentia que sua vocação não era de administradora, por isso começou a caminhar para uma vida mais intensa de oração, solidão, contemplação e penitência. Trabalhou com assistência aos peregrinos, fez viagens até Compostela, na Espanha, e Roma que lhe proporcionaram santificação, pois muito sofreu ao andar descalça e pedindo esmolas até chegar aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. Foi na sua terra natal que debilitada ficou numa cela durante trinta quarto anos entregue a vida de solidão, penitência e oração, ou seja, amando a Deus com todo o coração, alma e espírito. Seu alimento era pão e água e seu apostolado era a intercessão e conselhos aos irmãos, e dessa forma mergulhada na Misericórdia do Pai Celeste, Veridiana faleceu a 1º de fevereiro de 1242.



Santo Agripano, bispo e mártir em Puy-en-Vélay (França)


Santo Henrique Mowse, sacerdote jesuíta, mártir, Brome, Inglaterra, 1595 – Tyburn, Londres, Inglaterra, 1º de fevereiro de 1645


São João da Grade, bispo de Saint-Malo, na Bretanha, noroeste da França


São Paulo de Trois Chateaux (França), bispo


Santos Paulo Hong Yong-ju, João Yi Mun-u e Bárbara Ch'oe Yong-i, mártires, + Seul, Coreia de Sul, 1º de fevereiro de 1840


São Raimundo de Fitero, abade, + Ciruelos, Espanha, 1163


São Sigisberto III, o Jovem, rei da Austrásia, Metz (nordeste da França), 630 – 1º de fevereiro de 656


São Trifão, mártir, Camposede, 232 – Niceia (atual Turquia), 250



Bem-aventurada Ana Michelotti, religiosa fundadora
A beata Ana Michelotti ficou mais conhecida com o nome de Irmã Joana Francisca da Visitação, fundadora das pequenas Servas do Sagrado Coração de Jesus para os doentes pobres. Nasceu em Annecy (Alta Sabóia, França), em 29 de agosto de 1843. Ainda menina, conheceu o sofrimento por causa de uma doença e também a pobreza por causa da morte prematura do pai. O tio P. Jaime Michelotti e o pároco encaminharam-na para a vida religiosa. Entrou para as aspirantes das Irmãs de São Carlos, voltadas para a instrução e educação da juventude. Mas o seu ideal desde a infância foi o da assistência aos pobres a domicílio. Por isso, estabeleceu-se em Lyon, onde, em 1869, com Catarina Dufaut, se entregou ao cuidado dos doentes a domicílio com o nome de Pequenas Servas. Um grupo de leigos de Lyon quis dar mais estabilidade ao grupo, atendendo a domicílio também os não crentes e as pessoas que estavam longe de Deus, sem nenhuma aparência de religiosas.
Surgiram as dificuldades. A guerra franco-prussiana de 1870 afastou a irmã Joana de Lyon. Em 1871 foi para Turim e em 1874, com duas companheiras, deu início ao seu instituto, com a permissão do arcebispo de Turim. Não obstante as dificuldades, a obra firmou-se e expandiu-se com a abertura de mais duas casas. Em 1887, Irmã Joana afastou-se da direção da sua obra por motivos de saúde e veio a morrer no ano seguinte, no dia 1 de fevereiro. Foi beatificada em 1975.


Bem-aventurada Maria Ana Vaillot, religiosa, e quarenta e seis, mártires, + Avrillé, França, 1º de fevereiro de 1794


Bem-aventurada Odília (Otília) Baumgarten, religiosa, mártir, +1794



Bem-aventurado André Conti, franciscano, Anagni (centro da Itália), 1240 - Piglio, (monte Scalambra), 1° de fevereiro de 1302


Bem-aventurados Conor O' Devany e Patrizio O' Lougham, mártires, + Dublin, Irlanda, 1º de fevereiro de 1611


Bem-aventurados Mártires de Angers, mártires da Revolução Francesa, Angers, França, † 30 de outubro de 1793 – 16 de abril de 1794


Bem-aventurado Reginaldo de Orleans, dominicano, Orléans (França), 1180 – Paris (França), 1º de fevereiro de 1220

Nenhum comentário: