"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tu me amas?


De longe podia vê-lo. Após a ceia com o Mestre, a primeira após a sua Ressurreição. Eu caminhava lentamente pela praia.

Estávamos todos reunidos, conversando. Foi Simão quem nos convidou. Pescar! Quem poderia segurá-lo quando decidia alguma coisa? Não somente era forte fisicamente (a pesca exige muito do corpo, bem o sabia!), mas havia algo nele que exercia uma forte atração. Jesus nos constrangia pelas suas atitudes a imitá-lo. Simão não. Ele era atraído pelo Mestre e nos covidava a imitá-lo!

Todos o seguimos. Uma noite inteira! Nem um peixe ao menos para oferecer àquele que descobrimos depois ser Jesus. Foi à ordem do Mestre que lançamos ainda uma vez nossas redes. Cento e cinquenta e três peixes! Um milagre! Quase impossível de arrastar as redes!
Já era de madrugada quando ceávamos. Um momento inesquecível! O Ressuscitado entre nós!

E foi após aquele momento que o Mestre retirou-se com Simão. Não podia ouvir-lhes as palavras. Apenas percebia. Simão, de confiante mudou seu rosto para entristecido. Chorava. Mas não eram mais aquelas lágrimas de arrependimento e desespero. Eram lágrimas doces. Lágrimas de amor!

Depois soube. O Mestre o chamou a cuidar de Suas ovelhas. Falou sobre mãos atadas, cingidas. Que seria conduzido por caminhos não inteiramente queridos.

E foi ele quem nos pastoreou docilmente durante os anos que se seguiram à Ascensão de Jesus. Boas lembranças. Maravilhosas lembranças! Um homem sem igual! Forte, porém terno. Firme, porém sensível. Diligente, porém compassivo! Poderia dizer um pai?

Não saberia dizer, mas creio que no coração do Mestre havia um lugar especial para Simão e aquele que o sucederam e o sucederão.

Posso agora avistá-lo já ao longe, bem longe. Olhos e ouvidos atentos para perceber as palavras e gestos de Pedro!

Muitas coisas mudarão, eu sei. Muitos virão, reconheço. Mas ele é PEDRO!

Robert Rautmann, CCJ


Este texto escrevi originalmente por ocasião da morte de João Paulo II. Mas hoje retomo-o como oferecimento à Bento XVI por ocasião do sétimo ano de seu pontificado. Com gratidão e pedindo a Deus todas as graças sobre a vida do Santo Padre.

Um comentário:

Karina Bastos disse...

Esse é o meu texto predileto =) Lindo Robert!