"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vila Real: Bispos sugerem Quaresma com menos Internet e sem «esbanjamento» da noite

Vila Real, 11 Mar (Ecclesia) – Menos Internet, menos tempo diante dos computadores, menos despesas supérfluas e menos actividades nocturnas: estas são algumas das formas que os bispos da diocese de Vila Real propõem para viver o período penitencial da Quaresma.
“Cada um é convidado a descobrir novos modos de rezar e de viver a renúncia, desde o uso exagerado da Net e dos computadores até ao esbanjamento de dinheiro e das horas da noite”, refere a ‘Mensagem para a Quaresma’ da diocese de Vila Real, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Falar da Quaresma “parece hoje desnecessário, tão grandes são as privações e os sofrimentos com que andamos esmagados”, assinala o texto intitulado ‘Assumir as dores e as esperanças da Sociedade’, que é assinado pelo bispo diocesano, D. Joaquim Gonçalves, e pelo prelado coadjutor, D. Amândio José Tomás.
“Apesar da muita legislação, há cada vez mais estruturas que não funcionam, vizinhos que se desconhecem, casados que se agridem e se separam em número cada vez maior, pais que matam os filhos e filhos que matam os pais” e “empresas públicas que acumulam lucros enormes com bens indispensáveis aos cidadãos”, assinala o documento.
Os prelados constatam igualmente a existência de “milhares de abortos oficializados com despesas superiores a muitos subsídios familiares, mecanismos que afastam as pessoas em vez de as aproximar, legalização de casamentos que são estrutura de egoísmo”, além de “idosos abandonados e candidatos ao suicídio”.
Depois de sublinhar que “aqueles sofrimentos são sintomas de que algo vai mal” em Portugal, os bispos consideram que no quadro de uma “sociedade laica, pobre e desorientada” é preciso “tomar atitudes que afastem falsos progressos, falsas liberdades e falsos triunfos”.
No Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa, que decorre em 2011, a mensagem pede aos fiéis que ofereçam parte do seu tempo para ajudar a solucionar “muitos problemas sociais”, por exemplo através da visita a “doentes e idosos”.
Os bispos assinalam que “são ainda muitos os hábitos de raiz cristã” presentes na sociedade e lembram que os pais devem transmitir aos filhos os “clássicos caminhos quaresmais”, como “ouvir a palavra de Deus, rezar, jejuar e renunciar”, além da “oração diária”, “abstinência às sextas feiras” e “partilha de bens”.
A mensagem anuncia que nos domingos da Quaresma um dos bispos vai à sé de Vila Real, pelas 17h00, para “fazer uma meditação da Palavra de Deus” após a “via-sacra”, devoção que consiste em evocar o trajecto de Jesus até à morte e se­pul­tura, com momentos de reflexão e oração em várias etapas.
A nota revela ainda que o Fundo Social Solidário, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2010, vai ser o destino da renúncia quaresmal.
A Quaresma, que começou na quarta-feira de Cinzas, serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: