"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

«Sínodo 2012»: Igreja deve levantar «questão de Deus»

Cidade do Vaticano, 04 Mar (Ecclesia) – O documento preparatório («lineamenta»)para o Sínodo dos Bispos de 2012, hoje divulgado, assinala que a Igreja deve “trazer a questão de Deus para dentro dos problemas” da humanidade.
Falando numa “demanda de espiritualidade” na actualidade, o Vaticano alude ao “retorno da necessidade religiosa” e à “procura da espiritualidade que a partir das novas gerações emerge com renovado vigor”.
“A própria Igreja Católica é afectada por este fenómeno, que oferece recursos e oportunidades de evangelização inesperadas há algumas décadas”, pode ler-se.
A 12ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos vai decorrer entre 7 e 28 de Outubro do próximo ano, tendo como tema «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã».
Para o Vaticano, existe a necessidade de identificar “novas expressões de evangelização para ser Igreja dentro dos contextos sociais e culturais actuais” em mutação.
“É preciso que a prática cristã guie a reflexão num progressivo trabalho de construção dum novo modelo de ser Igreja, que evite as armadilhas do sectarismo e da «religião civil» e permita, num contexto pós ideológico como o do presente, continuar a manter a forma de uma Igreja missionária”, indica o texto.
O documento apela também ao “encontro e o diálogo com as grandes tradições religiosas, especialmente as orientais”, considerados como “uma óptima ocasião para conhecer e comparar a forma e as linguagens da questão religiosa tal como se apresenta nas outras experiências”.
Segundo os «lineamenta», “é preciso aprender a conhecer os sectores e os ambientes que são estranhos à fé, porque nunca a encontraram e não apenas porque se afastaram dela”.
Esta é uma realidade que se estende ao Ocidente, “onde muitos que receberam o baptismo vivem completamente fora da vida cristã e cada vez mais pessoas conservam ainda certamente alguma coisa daquela ligação à fé, mas conhecem já pouco e mal os seus fundamentos”.
Falando na importância de “novas formas de discurso sobre Deus”, o documento sublinha que tarefa da “nova evangelização” é “levar não apenas os cristãos praticantes, mas também os que colocam perguntas sobre Deus e o procuram a perceber o seu chamamento pessoal na sua consciência”.
Os «lineamenta» foram disponibilizados em oito línguas, incluindo o português, e vão ser agora discutidos por organismos episcopais e diversas instituições eclesiais, os quais podem enviar as suas propostas à secretaria do Sínodo dos Bispos até Novembro de 2011.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: