"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O carnaval na visão dos espíritas


Espiritismo:
1) Na sua religião, o carnaval é um período de recolhimento? Por quê?
Para nós, espíritas, o período do carnaval é normal para nossas atividades nos Centros Espíritas. Nós não nos recolhemos; até pelo contrário, continuamos trabalhando no desenvolvimento de nossas atividades rotineiras.
2) Que atividades ela oferece aos seus seguidores neste período? Ainda é possível inscrever-se para participar? Como e onde?
Nesse período temos o ENEFE (Encontro Estadual da Família Espírita), atividade essa realizada durante uma parte do dia em diversos Centros Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. A sua organização está a cargo do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ), cuja sede fica na Rua dos Inválidos, 182 – Centro. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2224-1244 ou 2224-1553.Além disso, o CEERJ organiza, em diversos locais da capital e do interior do Estado, a Confraternização das Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (COMEERJ). Durante o encontro, realizado em regime integral nos quatro dias do carnaval, os jovens Espíritas estudam a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, e participam de várias atividades artísticas, tais como música e teatro. As inscrições para a edição 2011 da COMEERJ já estão encerradas desde dezembro do ano passado.
3) Sua religião proíbe que seus adeptos brinquem carnaval? Por quê?
O espiritismo não tem nenhuma proibição. O espírita conduz a sua vida dentro da auto-responsabilidade, de acordo com os preceitos da moral Espírita, tão bem definidos em O Livro dos Espíritos.
4) E no caso dos seguidores que têm que trabalhar durante o carnaval (diretamente ou indiretamente com a festa), há algum tipo de orientação com relação à conduta ou sobre cuidados?
O espírita, onde e quando estiver, manterá a sua conduta sempre de acordo com a orientação moral delineada pela doutrina espírita.
*As respostas foram enviadas por Gerson Simões Monteiro, vice-presidente da Fundação Espírita Cultural Paulo de Tarso (Funtarso)
(Globo)

Nenhum comentário: