"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Curso de formação em Canto Gregoriano anunciado no Paraguai

professor Enrique Merello-Guilleminot

Dom Rogelio Livieres, Bispo de Cidade del Este (Paraguai) anunciou que será oferecido um curso de formação coral em Canto Gregoriano que estará sob os cuidados do professor Enrique Merello-Guilleminot, membro do Coro Gregoriano de Paris.

O Departamento de Liturgia da diocese informou que o curso, que estará dirigido a todos os coros paroquiais e durará três semestres, será ditado na Paróquia Catedral São Brás e na Paróquia Espírito Santo a partir do 29 de março.

O objetivo do curso, disseram os organizadores, "é orientar a uma compreensão global do repertório gregoriano, em relação com sua espiritualidade e aplicação dentro da liturgia católica, a mesma abrange diversos aspectos de sua espiritualidade, história, notação e suas técnicas".

O curso compreenderá desde a história do canto gregoriano, as técnicas vocais, memorização até a direção gregoriana.

O professor Merello-Guilleminot -músico, investigador, escritor e docente- é considerado o restaurador do canto gregoriano no Paraguai. Depois de seguir estudos com Jaurès Lamarque Pons, Diego Legrand, Eduardo Sábat e Roberto Montenegro, viajou em 1996 ao Instituto Pontifício de Música Sacra de Roma e logo à Abadia Real de Fontevraud.

Em Paris assistiu à classe de Direção de Coro Gregoriano conduzida por Louis-Marie Vigne, no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris.

É fundador e diretor da Schola Cantorum de Montevideo (Uruguai) desde 1988 e membro do Coro Gregoriano de Paris desde 2004.


(ACI Digital)

Nenhum comentário: