"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pontifícia Comissão para a América Latina reflete sobre a piedade popular e a evangelização

Cardeal Marc Ouellet

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), presidida pelo Cardeal Marc Ouellet se reúne entre os dias 5 e 8 de abril em sua Assembléia Plenária anual em que os 40 membros e consultores refletirão sobre a piedade popular e santuários como meios evangelizadores.

Conforme informou a Rádio Vaticano o tema da Assembléia será "A incidência da piedade popular no processo de evangelização da América Latina" e o objetivo principal estará centrado em "refletir sobre o significado e a dimensão da piedade popular nos cinco séculos de cristianismo na América Latina".

Deste modo se dedicarão a "elaborar a recomendações pastorais que contribuam ao amparo e purificação da devoção coletiva, no contexto da Missão Continental que atualmente se realiza em todas as dioceses da região, como elemento fundamental no processo da nova evangelização".

Em uma nota de imprensa, assinala que a CAL "espera cooperar na revalorização da piedade popular como um instrumento eficaz de encontro pessoal e comunitário com Cristo, para que o Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida, seja reconhecido, aceito e amado por todos os batizados."

Durante a Assembléia se expôs de maneira detalhadas as práticas de piedade popular na América Latina "assim como a apresentação de expressões de religiosidade popular que estão obstaculizando a evangelização, de modo que se possa rebater sua influência e a propagação entre os fiéis católicos", disseram.

Na reunião também se oferecerão critérios e caminhos de ação estabelecidos pelo Magistério da Igreja em matéria de piedade popular.


(ACI Digital)

Nenhum comentário: