"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 10 de março de 2011

11/03 - Santos e Bem-aventurados

São Constantino, rei, mártir, Cornoualha (Inglaterra), 520 – Kintyre, Escócia, 11 de maio de 576
Foi rei de Domnonea, na Escócia, nos finais do século VI. Convertendo-se ao cristianismo, graças à pregação de São Columbano, tornou-se monge e resolveu pregar o Evangelho no norte da Escócia, onde foi morto pelos infiéis.

Santo Eulógio, sacerdote e mártir (Córdoba, Espanha, início do séc. IX - † 859). Ordenado sacerdote, tornou-se chefe da escola de Córdoba, enriquecendo sua biblioteca. Defendeu com escritos e palavras (Memoriale sanctorum, Documentum martyriale) a coragem dos cristãos que professava, sua fé diante dos tribunais islâmicos. Foi preso junto com seu bispo Saulo (851). Eleito arcebispo de Toledo (858), foi decapitado pelos muçulmanos antes de ser consagrado (859).

Santo Oengus Culdeu, monge irlandês († Cluain-Eidnech [atual Clonenagh, Laoighis], 824). Depois de ter levado uma vida de eremita, foi discípulo de são Máel Rúain em Tallaght (contado de Dublin). Muitas são as lendas nascidas ao redor de sua pessoa, mas de sua vida pouco sabemos. Seu nome continua relacionado a um martirológio (Félire) redigido de forma poética. A ele é atribuído também o Saltair na Rann (Saltério dos quatro versos) o mais longo poema religioso irlandês (mais de 2000 estrofes com quatro versos, subdivididos em 162 temas.

S. Ramiro, abade, mártir
Mártir da Espanha, viveu no século sexto. Serviu como Prior no Monastério de São Cláudio em Leon (Espanha), onde todos os monges foram massacrados pelos Visigodos enquanto cantavam o Credo de Niceia no coro da igreja da Abadia.  São Ramiro foi martirizado dois dias depois de seu abade São Vicente ter sido martirizado, no ano de 555.


São Bento de Milão (norte da Itália), bispo

São Domingos Cam, mártir no Vietnã, + Hưng Yên (norte do Vietnã) 1859

São Eutímio de Sardes (atual Turquia), bispo, séc. IX

Santa Flora, virgem, mártir, séc. IX

São Firmino de Amiens (França), abade

Santos Marcos Chong Ui-bae e Aléxio U Se-yong, mártires, + Seul, Coreia do Sul, 11 de março de 1866

São Piônio de Esmirna (atual Turquia), mártir, + 250

Santa Rosina de Wenglingen (Alemanha), virgem e mártir, séc. IV

São Sofrônio de Jerusalém, patriarca, Damasco (Síria), 550 – Jerusalém, 639

Santos Trofimo e Talo, mártires de Laodicéia da Frígia (atual Turquia), séc. IV

São Vindiciano de Cambrai-Arras (França), bispo, + 712


Bem-aventurado João Righi de Fabriano
Nasceu em Fabriano,no centro da Itália, na nobre família Righi, por volta de 1470, João viveu a espiritualidade cristã no seio da família, num ambiente verdadeiramente medieval. Professou na ordem franciscana e viveu no convento de Forano; mais tarde, para alcançar maior perfeição, fez-se eremita numa gruta chamada «La Romita», em Massaccio. Viveu na penitência e na austeridade, rezando, lendo os Padres da Igreja e entregando-se às pessoas com quem contatava. Morreu em 1539 e está sepultado na igreja franciscana de S. Tiago della Romita em Ancona, onde é venerado.


Bem-aventurado John Kearmey, sacerdote e mártir, Cashel, Irlanda, 1619 - Glenn, Irlanda, 11 de março de 1653

Bem-aventurado Thomas Atkinsons, sacerdote e mártir, East Riding do Yorkshire (Inglaterra), 1545 - York, Escócia, 11 de março de 1616.

(Verbonet)

Nenhum comentário: