"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 5 de março de 2011

06/03 - Santos e Bem-aventurados

São Crodeganfo, bispo de Metz, na França (712-766). Parente de Pipino, foi vassalo de Carlos Martelo e contribuiu muito na reorganização da Igreja franca, dando a seu clero uma regra que serviu como modelo aos cônegos regulares. Fundou uma escola de canto litúrgico e numerosos mosteiros, entre os quais se cita o de Gorze, perto de Mainz, na Alemanha.

São Fidolino, monge irlandês do V séc., abade de Sanit-Hilaire, em Poitiers (França). Viajou muito pela Alemanha, França, Suíça, realizando um trabalho de evangelização e fundando mosteiros.

Santa Nicoleta ou Colete (nascida Nicolette Boilet) [Corbie, Picardia, 1381 – Grand 1447]. Francesa, depois de um período de clausura (1402-1406), entrou na ordem das clarissas iniciando a reforma que a levou a fundação das “clarissas pobres”, chamadas coletinas. Foi canonizada em 1807.

Santo Olegário, bispo, Barcelona (Espanha), 1059/61 - 1137
Bispo de Barcelona e depois de Tarragona, foi Legado apostólico na Cruzada que o Conde de Barcelona empreendeu contra os mouros. Para esse fim, também estabeleceu na Espanha a Ordem dos Templários.

Santa Rosa de Viterbo 
Nasceu em Viterbo, centro da Itália, em 1233 de pobre e humilde família; quando tinha apenas três anos conta-se que pela sua oração Jesus reviveu uma tia. Com sete anos Rosa pegou uma forte doença que foi meio para sua vida de consagração, pois Nossa Senhora apareceu a ela restituindo a saúde e chamando a total entrega de vida.
Santa Rosa antes mesmo de alcançar idade, resolveu e vestir um hábito franciscano, já que sua meta era entrar na Ordem de Santa Clara de Assis. Menina cheia do Espírito Santo não ficou parada diante dos hereges cátaros que semeavam a rejeição às autoridades, assim com o próprio Imperador da Alemanha que prepotente protegia os hereges e buscar o prejuízo da Igreja. Santa Rosa com apenas doze anos era instrumento eficaz nas mãos Pai Celeste, por isso anunciava o Evangelho e denunciava as artimanhas de Satanás na época. Banida pelo imperador continuou profetizando, e após a morte do imperador, ela voltou como heroína para Viterbo e mesmo sem ser aceita com dezesseis anos pelas Irmãs Clarissas, Santa Rosa perseverou no caminho da santidade até pegar uma doença que a levou com dezoito anos para a Eterna Morada de Deus. Era o dia 06 de março de 1251

São Ciríaco de Trier (Alemanha), sacerdote

Santo Evágrio de Constantinopla, bispo, séc. IV

São Fridolino, abade de Säckingen (Suíça), séc. VII

São Juliano de Toledo (Espanha), bispo, + 690

São Marciano de Tortona (noroeste da Itália), bispo e mártir, séc. II

Santos Quarenta e dois mártires da Síria, martirizados em Amório, séc. IX

São Vítor e companheiros, mártires de Nocomédia, Bitínia (atual Turquia)


Bem-aventurado Pôncio de Polignac, bispo de Clermont (França), + 1187/89

Bem-aventurado Jeremias de Valáquia, sacerdote, +1625
(Verbonet)

Nenhum comentário: