"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Papa: oração e amizade com Jesus para testemunhar de maneira coerente a fé

Cidade do Vaticano, 09 fev (RV) - Bento XVI acolheu milhares de fiéis e peregrinos, na Sala Paulo VI, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira, dia de Audiência Geral.

Na catequese de hoje, o Papa falou sobre São Pedro Canísio que nasceu em Nimega, na Holanda, em 8 de maio de 1521, e foi ordenado sacerdote em Colônia, na Alemanha, em 1546. Após um período vivido na Itália, para completar sua formação intelectual e espiritual, ocupou altos cargos universitários, em Ingolstadt, e pastorais, em Viena. São Pedro Canísio trabalhou incansavelmente na formação teológica dos sacerdotes, bem como na reforma religiosa e moral do povo através de uma série de iniciativas pastorais, entre elas a assistência em hospitais e prisões. 

"Uma profunda amizade com Jesus para testemunhar de maneira coerente a fé", caracterizou a espiritualidade de São Pedro Canísio que trabalhou para a renovação da fé católica através da paz, do amor e da perseverança. Teve clara consciência de ser na Igreja um continuador da missão dos apóstolos.

Primeiro provincial jesuíta, Pedro Canísio cria, na Alemanha, comunidades e colégios que são pontos de partida da reforma católica. Seus três catecismos expõem a doutrina católica, à luz da Bíblia, com muita simplicidade e clareza a qualquer pessoa. Vivendo uma espiritualidade cristocêntrica, Pedro Canísio insistiu na importância da liturgia e na necessidade da oração pessoal cotidiana que foram novamente propostas no Concílio Vaticano II. 

São Pedro Canísio morreu, em 1597. O Papa Pio XI o canonizou e o proclamou Doutor da Igreja, em 1925. 

A seguir, Bento XVI fez um resumo de sua catequese em português, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

São Pedro Canísio, sacerdote jesuíta e doutor da Igreja, nasceu em Nimega, na Holanda, no ano 1521. Interveio em acontecimentos decisivos do seu tempo, como o Concílio de Trento, e exerceu uma influência especial com os seus escritos. A sua obra mais difundida é o Catecismo, onde aparece a doutrina exposta sob a forma de breves perguntas e respostas, elaboradas em termos bíblicos e sem tons polémicos. E dele preparou três versões: uma para pessoas com elementares noções de teologia; outra para crianças sem escolaridade; e a terceira para estudantes liceais ou universitários. Nisto se revela uma das características de Pedro Canísio: sabia harmonizar a fidelidade aos princípios dogmáticos com o respeito devido a cada pessoa.

Amados peregrinos de língua portuguesa, para todos a minha saudação amiga e encorajadora! Antes de vós, veio peregrino a Roma Pedro Canísio para invocar a intercessão dos Apóstolos São Pedro e São Paulo sobre a missão que lhe fora confiada na Alemanha, o seu campo de apostolado mais longo. No seu diário, descreve como aqui sentiu a graça divina que fazia dele um continuador da missão dos Apóstolos. Como ele, todos nós, cristãos, somos enviados a evangelizar, mas para isso precisamos de permanecer unidos com Jesus e com a Igreja. Sobre vós e a vossa família, desça a minha Bênção. (MJ)


(Rádio Vaticano)

Nenhum comentário: