"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dom Odilo cria comissão para gerir Fundo Pastoral para o Laicato

São Paulo, 12 fev (SIR/Gaudium Press) - O arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nomeou anteontem a equipe diocesana que deverá gerir os recursos do Fundo Pastoral para o Laicato, arrecadados durante o ano de 2010. Em um documento, o cardeal também define as regras e critérios para aplicação dessas verbas em projetos de ação e formação dos leigos da arquidiocese. Formam o Comitê o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo o Padre Marcelo Maróstica Quadro, que o presidirá; três representantes da Mitra Arquidiocesana, (Padre João Júlio de Farias, Padre Hélio Vergueiro e Padre Aldenor Alves de Lima), e três leigos (Sr. Antonio Zanon, Sra. Leda Tavel e Sr. Luiz Antonio Barbosa). De acordo com o cardeal, foram arrecadados no ano passado, resultado especialmente do Fundo criado no 1º Congresso de Leigos, cerca de 430 mil reais. Esse recurso está agora sob a tutela da Mitra Arquidiocesana, aguardando a apreciação dos projetos do laicato pelo Comitê, que destinará os recursos às organizações e iniciativas selecionadas. Segundo as normas apresentadas por Dom Odilo, as organizações e projetos de leigos reconhecidos pela arquidiocese que desejarem ter seus projetos contemplados devem enviar uma minuta do mesmo com no mínimo 15 dias de antecedência da sessão de apreciação. Os projetos não podem ultrapassar no orçamento apresentado, individualmente, o valor de 30 salários mínimos federais (atualmente, R$15.300)


Congresso
O 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo começou com um período de reflexão nas bases, a partir de temas propostos por um manual elaborado para o evento. Na segunda fase, nas regiões episcopais, foram realizadas oficinas temáticas. A terceira fase foi em nível arquidiocesano, e mobilizou mais de mil delegados das seis regiões episcopais para a realização de 21 oficinas arquidiocesanas. A conclusão do evento acorreu em 21/11, festa de Cristo Rei, Dia Nacional do Leigo. Mais de seis mil pessoas lotaram o Ginásio Mauro Pinheiro para uma grande missa. Na parte da manhã, os delegados aprovaram por unanimidade todos os 173 planos de ação, propostos nas oficinas, que agora poderão ser melhor detalhados e apresentados ao comitê gestor para aprovação e obtenção de verba.

Nenhum comentário: