"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bioética: Conferência Episcopal Francesa contra «bebé-medicamento»


Lisboa, 08 Fev (Ecclesia) – O cardeal André Vingt-Trois, presidente da Conferência Episcopal Francesa (CEF), criticou hoje a "instrumentalização" de um ser humano "em benefício de um outro”, aludindo ao nascimento do primeiro «bebé-medicamento» em França.
O arcebispo de Paris saudou o “prodígio que constitui este nascimento”, mas mostrou-se crítico em relação ao facto de se “utilizar alguém ao serviço exclusivo de um outro”.
“Esta criança é um instrumento para tentar salvar outra”, disse.
O bebé poderá salvar um dos irmãos, que sofre de uma grave doença de sangue hereditária.
“Vamos transformar-nos em instrumentos? Estou totalmente contra isso”, afirmou o presidente da CEF.
O pequeno Umut-Talha (nome que significa «a nossa esperança», em turco) nasceu a 26 de Janeiro, num hospital da região de Paris, após um "duplo diagnóstico pré-implantação", que permite a escolha dos embriões, foi ontem anunciado.
O procedimento de diagnóstico permitiu assegurar que a criança era imune à doença genética de que sofrem os seus irmãos e que poderia ser um dador compatível com um deles.
A respeito da revisão sobre as leis da bioética, em França, o cardeal André Vingt-Trois reafirmou a oposição da Igreja Católica ao uso de embriões na investigação.
Neste processo, a CEF propôs um blogue (www.bioéthique.catholique.fr), aberto em Fevereiro de 2009 por iniciativa do arcebispo Pierre d'Ornellas, presidente do grupo de trabalho do episcopado para a bioética.

(Agência Ecclesia)

Nenhum comentário: