"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Costa do Marfim receberá 50 mil euros do Papa

Abidjan (Terça-feira, 08-02-2011, Gaudium Press) Através do Pontifício Conselho "Cor Unum", o Papa Bento XVI fará uma doação em dinheiro aos deslocados marfinenses. A informação foi confirmada pelo núncio apostólico na Costa do Marfim, Dom Ambrosie Madtha, em um comunicado enviado à Agência Fides.
Segundo o representante do Vaticano no país, o Papa Bento XVI, ao ser informado da atual situação na Costa do Marfim - agravada com o resultado do segundo turno das eleições presidenciais - decidiu enviar seu auxílio aos deslocados pelos confrontos interétnicos.
"O Papa Bento XVI ficou particularmente tocado com a situação dessas pessoas, principalmente pelas famílias das vítimas fatais dos conflitos e também por todos aqueles que foram obrigados a deixar suas casas e terras para encontrar refúgio na Libéria, nos campos da Igreja Católica de Duékoué, Danané e Lakota".
Dom Ambrosie diz ainda em seu comunicado que o Papa solicitou ao presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", Cardeal Robert Sarah, que enviasse a ajuda financeira ao Bispo de Man, Dom Gaspard Beby Gneba "com o objetivo de fazer bom uso em favor das pessoas deslocadas".
O núncio apostólico diz ainda que "a Igreja sempre esteve próxima de todos aqueles que sofrem, sem fazer exceção". Dom Ambrosie Madtha finalizou o comunicado agradecendo em nome do Papa todas as organizações - nacionais e internacionais - e especialmente a Igreja Notre Dame de la Tendresse, em Abidjan, que deram apoio financeiro e material a essas pessoas.
Pontifício Conselho "Cor Unum"
Criado pelo Papa Paulo VI em 1971, ele também é conhecido como "Conselho de Caridade do Papa". Ele exprime a solicitude da Igreja Católica junto aos necessitados com o objetivo de que seja favorecida a caridade humana e se manifeste a caridade de Cristo.
A Congregação tem também a missão especial de "acompanhar e apoiar as atividades da Cáritas Internacional". Além disso, controla e coordena as instituições católicas de assistência e cuidados, com especial atenção para as suas relações com as igrejas locais.
Estão ainda sob responsabilidade deste Conselho a Fundação João Paulo II para o Sahel - de combate à seca e desertificação -, e a Fundação Populorum Progressio, que presta auxílio aos povos mestiços e indígenas e comunidades rurais pobres na América Latina e Caribe.
O último relatório apresentado pelo Pontifício Conselho "Cor Unum" mostra que no ano de 2009 foram doados US$ 4,2 milhões em ajuda humanitária.
Com informações da Agência Fides e da Rádio Vaticana.

(Gaudium Press)

Nenhum comentário: