"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

19/02 - Santos e Bem-aventurados

São Barbato [Vandano, Cerreto, início do séc. VII – Benevento, sul da Itália, 682]. Bispo de Benevento, lutou contra as práticas supersticiosas dos Longobardos. Participou do concílio romano durante o pontificado do Papa Agatão, contra os monotelitas (679-680).

S. Bonifácio
Defensor dos pobres, especialmente dos hansenianos e dos cegos, São Bonifácio era contra os nobres, os príncipes e os reis injustos.
Nasceu em 1188, na cidade de Bruxelas, e estudou na Universidade de Paris. Mais tarde, tornar-se-ia sacerdote e depois bispo de Lausanne. Possuidor de uma ampla visão histórica e espírito universalista, São Bonifácio era também um exímio professor e um ardoroso pregador.
De natureza humilde, conseguiu do papa Inocêncio IV a permissão para deixar o episcopado. Sempre fiel a Cristo, faleceu em 1265 e foi sepultado na Igreja de La Cambre.

S. Conrado de Piacenza, confessor
Os ecologistas talvez não simpatizem muito com este santo, pois durante uma caçada de lebres e faisões pôs fogo a uma floresta. Os camponeses revoltaram-se porque tiveram muitos prejuízos. O governador da cidade condenou à morte o primeiro suspeito, que na ocasião estava no bosque. O verdadeiro culpado, Conrado Confalonieri, quando soube que um inocente pagaria por ele, confessou-se culpado e propôs-se pagar os prejuizos. Assim fez, tornando-se muito pobre. Mas ninguém conhece os caminhos do Senhor. O caçador incendiário ingressou na Ordem Terceira de S. Francisco. Em 1315, a esposa, Eufrosina, inflamada pelo zelo do marido, entrou para o convento franciscano de Santa Clara de Piacenza (norte da Itália). Conrado, também como frade, sua vida errante, mudando de mosteiro a cada momento. Mas era muito bom e piedoso. Em 1343 chegou a Siracusa, na Sicília, e estabeleceu-se na cidade de Noto. Escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do Crucifixo. A fama de sua santidade seguia-o como a sombra e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava.  Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam a sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de São Conrado. Aí morreu a 19 de fevereiro de 1351.
Frei Conrado foi sepultado na mais bela entre as esplêndidas igrejas de Noto: a igreja de são Nicolau que em 1844 se tornou a catedral da nova diocese. Em suma, Conrado abandonou a vida de incendiário de floresta e teve a vida toda incendiada no amor de Deus e para o bem das almas.

Santa Emília de Rodat, religiosa francesa (Druelle, Rouergue, 1787 – Villefranche-de-Rouergue, 1852). Depois de ter tentado inutilmente de entrar numa congregação religiosa, tornou-se “instrutora dos pobres” fundando a congregação das Irmãs da Sagrada Família de Villefranche, que teve uma rápida expansão e hoje presente no mundo todo.


Santa Ásia, medico, mártir em Antioquia (Síria),

São Cânon de Alexandria do Egito, monge na Palestina, séc. VI

São Dositeu, monge na Palestina

S. Flaviano, patriarca de Constantinopla, mártir, +449

São Jorge, monge de Vabres, bispo de Lodeve (França)

São Mansueto de Milão (norte da Itália), bispo, séc. VII

Santos Mártires da Palestina, assassinados pelos sarracenos, séc. VII

São Proclo de Bisignano (sul da Itália), monge,  975

São Quodvultdeus (o que Deus quiser), bispo de Cartago (norte da África), séc. V

(Verbonet)

Santa Yi Zhenmei (Lúcia), catequista chinesa, mártir, Mainyang, Sichuan (China), 17 de janeiro de 1815 – Kaiyang, Guizhou (China), 19 de fevereiro de 1862


Bem-aventurado Álvaro De Zamora de Córdoba, dominicano espanhol, Zamora, 1360 - Córdoba, 1430

Bem-aventurado Bonifácio de Lausanne (Suíça), bispo, Bruxelles (Bélgica), 1180/1181 - La Chambre (França), 19 de fevereiro de 1260

Bem-aventurada Isabel de Mântua (Bartolomeia Picenardi), virgem, religiosa, Mântua, 1428/30 – 19 de fevereiro de 1468

Bem-aventurado Federico de Hirsau, abade, + Heidelberg, Alemanha, 08 de maio de 1071
Bem-aventurado Jozef Zaplata, religioso e mártir, Jerka, Polônia, 05 de março de 1904 – Dachau, Alemanha, 19 de fevereiro de 1945

Nenhum comentário: