"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Papa se reúne com rabino Shlomo Riskin


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Entre as pessoas que cumprimentaram o Papa Bento XVI após a audiência geral de ontem, estava o rabino Shlomo Riskin, presidente do Center for Jewish-Christian Understanding and Cooperation (CJCUC).

O CJCUC é uma iniciativa de diálogo inter-religioso lançada pelo rabino, membro do Grão-Rabinato de Israel, que visa a ajudar o diálogo teológico e de fé com os cristãos que vivem no país.

Riskin, segundo um comunicado que do CJCUC ao qual ZENIT teve acesso, falou por alguns momentos com o Papa sobre o trabalho desenvolvido por este centro.

"Estamos levando adiante o convite de Sua Santidade de permanecer em solidariedade com nossos irmãos e irmãs cristãos em Israel e advogar por eles - explicou o rabino ao Papa. Estamos procurando maneiras de aliviar a pobreza nesta comunidade religiosa, bem como oportunidades para o diálogo sobre questões de fé."

Segundo o comunicado, a resposta do Papa Bento XVI ao Rabino Shlomo Riskin foi: "Temos de trabalhar juntos".

Após a audiência, o diretor-executivo do CJCUC, David Nekrutman, explicou que o objetivo desta organização para 2011 é responder às questões relativas à comunidade cristã em Israel.

A razão, explica, é que, "pela primeira vez na história dos judeus, como maioria, devem tratar das minorias religiosas, e é obrigação do judaísmo aderir ao preceito bíblico: ‘Amarás o estrangeiro que vive em tua terra'".

Segundo Nekrutman, "como uma organização cujo objetivo é melhorar as relações entre judaísmo e cristianismo, o CJCUC sente que o caminho a seguir para ser um interlocutor de confiança com os cristãos que vivem na Terra Santa é atender seus problemas pessoais".

Uma das ações que o CJCUC pretende realizar é a criação de um programa de preparação para o diálogo entre judeus e cristãos, para instruir os rabinos em Israel e na diáspora, melhorando assim a compreensão e cooperação em questões religiosas, morais e políticas.

"Eu tive a oportunidade de contar isso brevemente a Sua Santidade, assim como as atuais oportunidades de diálogo, para que os cristãos que viajam a Israel conheçam mais as raízes judaicas de sua fé", disse Riskin.

Mais informações: http://cjcuc.com/site/.

(Zenit)

Nenhum comentário: