"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EUA: Bispos elogiam novas políticas para Cuba


WASHINGTON, terça-feira, 18 de janeiro de 2011 (ZENIT.org). A Conferência Episcopal dos EUA expressou sua satisfação com a ordem executiva do presidente Obama que amplia as possibilidades de viagens de negócios e ajuda a Cuba e permite o envio de remessas não familiares à ilha.

Segundo o bispo Howard J. Hubbard, de Albany, Nueva York, presidente da Comissão Episcopal Justiça e Paz, “estas novas políticas são modestas, mas são passos importantes para a realização de nossa esperança de uma melhor relação entre nosso povo e o povo de Cuba, uma relação que porta uma grande promessa de fomento positivo e uma mudança real em Cuba”, acrescenta o prelado norte-americano.

Os comentários do bispo Hubbard se deram após o anúncio da Casa Branca de que as novas medidas permitirão apoiar uma sociedade civil mais vibrante e ajudar o povo cubano, em um momento em que as mudanças na economia da ilha se anteciparam.

A Igreja Católica, tanto em Cuba como nos EUA, fez repetidos apelos em favor do fim do embargo de 50 anos, que tem impedido os compromissos entre os cubanos e os norte-americanos.

“A Igreja vê as mudanças como úteis, positivas e como importantes passos rumo ao objetivo de um maior compromisso comum”, disse o bispo.

“Temos esperança e oramos para que estas medidas para eliminar restrições desnecessárias sobre as viagens e para oferecer maior assistência serão outro passo no apoio ao povo cubano em sua conquista de maior liberdade, direitos humanos e liberdade religiosa”, afirmou.

Nenhum comentário: