"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Diocese de Umuarama prepara posse de seu novo bispo Dom João Mamede


Umuarama (Quinta-Feira, 20-01-2011,Gaudium Press) Com alegria e entusiasmo, a Diocese de Umuarama, no estado do Paraná, acolherá o novo bispo da diocese, Dom Frei João Mamede Filho, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 24 de novembro de 2010, transferindo-o da Arquidiocese de São Paulo. A cerimônia de posse será realizada no dia 12 de fevereiro, na Catedral Divino Espírito Santo, no centro da cidade paranaense.

Dom Mamede, nomeado como 3º bispo de Umuarama, chega à sede que está vacante desde o dia 7 de março de 2010, após um período de 11 meses em que monsenhor José Dantas de Souza esteve à frente da diocese, como administrador diocesano. Os organizadores aguardam a participação de mais de duas mil pessoas na celebração de posse, além das presenças já confirmadas do presidente do Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Curitiba (PR), Dom Moacyr José Vitti, do arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e do presidente da Província Eclesiástica de Maringá, o arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti.

Ainda para que o novo bispo de Umuarama possa se despedir dos fiéis e do clero da Arquidiocese de São Paulo, a Região Episcopal Lapa realizará no próximo dia 26 de janeiro, às 20h, uma Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na capital paulista.

"Respondo que assumo, com todo o coração e toda a alma, a incumbência de pastorear, como Bispo, a Diocese de Umuarama, que desde já, mesmo sem conhecê-la, amo intensamente. Agradeço a confiança e suplico a Deus, pela intercessão de São Francisco de Assis, que me auxilie muito com sua graça", disse Dom Mamede na carta que enviou ao Papa Bento XVI aceitando a sua nomeação.

Biografia

Dom João Mamede, 59 anos, nasceu no dia 21 de agosto de 1951, na cidade de Caçapava (SP). Professou os votos da Ordem dos Frades Menores Conventuais em 20 de fevereiro de 1964, sendo ordenado presbítero no dia 21 de abril de 1978. Em 2006, no dia 26 de abril, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar de Aquae Albae in Mauretania e Auxiliar de São Paulo, sendo ordenado no dia 01 de julho de 2006, na sua cidade natal, com o lema episcopal "No Evangelho, força de Deus".

Antes de ser ordenado bispo, dom Mamede exerceu muitas outras atividades, destacando-se as seguintes: Diretor da obra social CIDADE DOS MENINOS, em Santo André, SP; Reitor da Casa Dom Romero de Formação para Vocações Adultas, na cidade de Santo André (SP) e vigário da Paróquia Santa Gema Galgani; Reitor do Seminário Casa São Francisco em Curitiba; diretor e redator da revista "O Mensageiro de Santo Antônio" na cidade de Santo André (SP); por 14 anos seguidos foi ecônomo da Província São Francisco de Assis do Brasil; organizou a peregrinação das Relíquias de Santo Antônio de Pádua por quase todos os estado do Brasil; entre outras.

(Gaudium Press)

Seja bem-vindo ao Regional Sul 2, D. João!

Nenhum comentário: