"O justo é como árvore plantada à beira de águas correntes, perto da Fonte. Porque está plantado assim, ele dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que faz prospera. Ele é teimosamente abençoado por Deus. A olhos vistos".

Divulgo, aqui no blog, algumas reflexões. Não são textos acabados e sempre estou aberto ao diálogo!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Em Roma, Centro J. Ratzinger ministra cursos voltados à Teologia do atual pontífice

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-01-2011, Gaudium Press) Terminou esta semana, em Roma, o primeiro semestre de aulas do Centro J. Ratzinger, nascido por iniciativa da Fundação alemã Joseph Ratzinger Papst Benedikt XVI Stiftung ("Fundação Joseph Ratzinger Papa Bento XVI") com o objetivo de aprofundar o pensamento teológico do atual pontífice.

Os dois primeiros históricos cursos foram dedicados aos temas desenvolvidos pelo atual pontífice em seus escritos: o cristianismo e o espírito da liturgia. Os cursos estão abertos a estudantes de todas as faculdades que querem em um ano aprofundar a teologia de Ratzinger. Os dois primeiros cursos foram realizados em alemão, porém são disponíveis também em inglês, francês e italiano segundo o próprio interesse.

casa_balthasar.jpg
Dois primeiros cursos do Centro J. Ratzinger foram dedicados aos temas do cristianismo e do espírito da liturgia

Padre Gautier é um francês que antes de se tornar sacerdote foi engenheiro. Estudou na Casa Balthasar de Roma para aprofundar a teologia de Hans von Balthasar e Karl Barth para o seu doutorado. Depois foi-lhe pedido dar início ao Centro J. Ratzinger. Ele propõe aos estudantes uma formação "integrada" não somente sobre Ratzinger, mas também "no espírito de Ratzinger".

"Para mim 'no espírito de Ratzinger' significa uma teologia conduzida 'pelo e no' amor de Cristo e de sua Igreja. Parece algo de óbvio, mas em concreto é muito importante. Em Ratzinger não é um princípio abstrato, é uma realidade! Significa então uma teologia na qual se reconciliam, se unem o estudo científico da Bíblia, exegese; o amor da revelação, espiritualidade; e a reflexão estritamente teológica.

Ratzinger desenvolveu uma teologia que "não tem intenção de atrair sobre si o interesse do leitor, mas sim levá-lo a amar e a entender o grande desenvolvimento da teologia na história da Igreja". É uma teologia que não é nem mesmo reservada a um círculo de especialistas. Então, são convidados todos aqueles que querem conhecer antes os temas fundamentais do pensamento de Ratzinger: a fé cristã e a liturgia. Os temas frequentes nos discursos do pontífice.

Os cursos se concentram no livro "Gottes Projekt" (O Projeto de Deus) que apresenta problemas fundamentais no pensamento de Ratzinger. Por exemplo: como interpretar a Bíblia? Fé e razão; o que é a verdade do ser humano? O que significa o pecado original? O que é a Igreja segundo o Concílio Vaticano II; e sobre a "Introdução ao espírito da liturgia".

Os primeiros alunos do centro J. Ratzinger foram três: uma estudante alemã, Verena, um seminarista austríaco, Martin e um escultor húngaro, Zoltan. O Centro J. Ratzinger começa a funcionar na Casa Balthasar na via Nomentana, 234, em Roma.

Quem é Ratzinger para padre Gautier? "Para mim - diz o padre - Ratzinger permanecerá na história da Igreja como um dos grandes Papas teológos. A sua grandeza para mim é o seu humilde amor pela verdade. Está sempre acolhendo, mas também sempre buscando, a verdade. Todo o contrário da imagem que muitos meios de comunicação transmitem sobre ele. Não é um homem que pretende saber tudo, ao contrário, está sempre buscando a verdade; nisto se parece com Santo Agostinho. Muitos dizem que o estudo das obras de Ratzinger tornam mais claros os próprios pensamentos, no seu modo de expressar-se. É verdade. Parece-me que o estudo destas obras me torna mais humilde diante da revelação divina".

(Gaudium Press)


Inveja dos alunos deste Instituto? Naaaaaaa!

Nenhum comentário: